20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/06/2022

Ser solteiro pode aumentar o risco de morte, diz estudo

Foto: Reprodução

Amanhã, 12 de junho, é o Dia dos Namorados. Uma data famosa, onde os casais apaixonados aproveitam para celebrar o amor. Já entre os solteiros, tem quem não ligue para a data. Mas, também existem aqueles que acabam se sentindo desconfortáveis com o momento. Para ambos os casos, uma recente descoberta científica pode gerar um sinal de alerta pouco provável.

 

Se você vai passar o Dia dos Namorados sozinho, é possível que o seu risco de morte seja maior. Ao menos foi o que identificou uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Würzburg, na Alemanha. Mas, por enquanto, isso vale apenas para quem já possui um quadro de insuficiência cardíaca.

 

Segundo os pesquisadores, os solteiros que, literalmente, sofrem do coração, possuem mais risco de morte do que pessoas casadas na mesma condição. Isso acontece por causa do apoio social e da “proteção” que o matrimônio pode oferecer para o tratamento de pacientes cardíacos.

 

Veja também

 

Estudo: felicidade do brasileiro caiu 18 pontos percentuais em 9 anos

 

Estudo mostra por que alguns fumantes não desenvolvem câncer de pulmão

 

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos analisaram 1.022 pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada, entre os anos de 2004 e 2007. No total, 1.008 desses pacientes informaram o seu estado civil: 633 (63%) eram casados ??e 375 (37%) solteiros, sendo 195 viúvos, 96 nunca casados ??e 84 separados ou divorciados. Todas essas pessoas foram acompanhadas por 10 anos.

 

Entre os pacientes que faleceram nesse período foi identificado que, ser solteiro, tinha uma associação com maiores riscos de morte por todas as causas, em comparação com ser casado. Segundo Fabian Kerwagen, autor do estudo, essa conexão entre o matrimônio e uma maior longevidade reforça a importância da sociedade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"O apoio social ajuda as pessoas a lidar com as condições de longo prazo. Os cônjuges podem ajudar na adesão aos medicamentos, incentivar e ajudar no desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis, o que pode afetar a longevidade", disse Kerwagen em comunicado. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.