28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
11/05/2019

Seria por bondade com o trabalhador e com o povo que os ricos defendem a reforma da Previdência? Acorda! Estão metendo a mão no teu bolso e não é pra te masturbar, afirma sociólogo Lúcio Carril

Foto: Cícero

*Por Lúcio Carril - As regiões ricas do Brasil (Sul e Sudeste), a Rede Globo, a Fiesp e todo o empresariado apoiam a reforma da Previdência. Seria por bondade com o trabalhador e com o povo?

 

Aqueles cinco homens mais ricos do Brasil, que têm uma fortuna equivalente ao que ganham 100 milhões de brasileiros, também apoiam a reforma da Previdência, assim como defendiam a reforma trabalhista. Será que só querem o bem do país e a melhoria de vida de todos?

 

São reflexões simples, que qualquer pessoa pode fazer para não fazer papel de idiota. Se este raciocínio travar e abrir outras dúvidas, você pode fazer um exercício de memória e tentar lembrar onde e quando você viu um rico defender interesses de um pobre. Pronto. Com isto você já pode avançar para uma situação que envolve coletivos e descobrir que numa sociedade de classes (ricos e pobres) aquela que detém a posse da riqueza produzida pela outra que trabalha, sempre vai defender sua condição de classe dominante. Ou seja, rico defende tudo que é bom para ele continuar rico e aumentar a posse da riqueza produzida por aqueles que continuarão pobres.

 

Veja também

Sérgio Moro não é só burro, é golpista e aproveitador, diz sociólogo Lúcio Carril


É por isso que quando vemos pobre defendendo direitos dos ricos o chamamos de alienado, que é, justamente, aquele pobre que não tem a consciência da sua condição social e ainda tenta justificar a exploração à qual é submetido.


Defender a reforma da Previdência é defender os direitos dos ricos de não pagar o que devem e concordar que seu couro seja tirado no chicote para cobrir um rombo criado por eles, os ricos.


Acorda. Estão metendo a mão no teu bolso e não é pra te masturbar.


*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.