25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
03/06/2022

Sexo: qual sua importância para o bem-estar e a relação a dois

Foto: Reprodução

Praticar sexo regularmente pode melhorar a sua qualidade de vida e também a relação a dois. Quem afirma é a psicóloga Deise Cristina Gomes, que vai além: “Para o nosso bem-estar, o sexo pode ser tão benéfico como a dieta alimentar e o exercício físico”.

 

Em entrevista ao “A Tarde É Sua”, programa comandado por Sonia Abrão nas tardes da RedeTV!, o cirurgião plástico Dr. Rey revelou que não faz sexo há 8 anos, e que por isso é “tão bravinho”.

 

Mesmo que seu celibato seja motivado pela religião (Rey é mórmon), de fato a falta de sexo impacta no humor, como explica Deise. “Ter relações sexuais, ou ficar apenas abraçado com quem você mais gosta, libera ocitocina e dopamina. Esses hormônios estão associados com a melhora do humor e aumento da felicidade”, afirma.

 

Veja também

 

Sonhando com sexo? Confira o significado de 10 sonhos eróticos

 

Vilã ou aliada? Veja como usar a rotina a seu favor no sexo

 

Além disso, o sexo traz muitos outros benefícios. Entre no clima do Dia dos Namorados e confira!

 

O SEXO MELHORA A SAÚDE DO CORAÇÃO

 

De acordo com a psicóloga, pessoas que praticam sexo com uma maior frequência têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

 

AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE

 

“Quanto mais intenso e satisfatório, mais benéfico será o efeito do sexo sobre o estresse”, revela Deise. Isso porque a prática sexual reduz os níveis de cortisol (um dos hormônios associados ao estresse), reduzindo assim a ansiedade, além de provocar a sensação de relaxamento muscular logo após o término do ato sexual.

 

“Sem a pratica de sexo, há propensão da pessoa passar a sofrer com estresse, disfunção erétil e nervosismo”, alerta a especialista.

 

MELHORA A QUALIDADE DO SONO

 

A psicóloga explica que a qualidade do sono melhora porque a atividade sexual promove a liberação de um hormônio chamado prolactina, liberado em abundância durante o sono. Portanto, o ato sexual traz uma sensação de relaxamento similar com o sono profundo - benefício fundamental para quem sofre de insônia.

 

AUXILIA NA QUEIMA DE CALORIAS

 

“Quando o ato sexual é praticado em alta intensidade, ajuda muito [a queimar calorias]”, afirma Deise. A queima calórica é comprovada por pesquisas. Um estudo da Universidade de Quebec, no Canadá, mostrou que homens jovens queimam, em média, 4,2 calorias por minuto durante o sexo. Já as mulheres eliminam 3,1 calorias por minuto.

 

DIMINUI O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Ejacular com frequência diminui o risco de se desenvolver um câncer de próstata, como mostrou um estudo publicado na European Urology. Com isso, a ejaculação se torna um fator de prevenção para esse tipo de câncer.

 

SEXO FORTALECE A MUSCULATURA PÉLVICA

 

“Quanto mais se pratica a atividade sexual, mais se trabalha a musculatura do períneo”, aponta Deise. O fortalecimento da musculatura pélvica previne problemas como a incontinência urinária, por exemplo.

 

AUMENTA A AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA

 

Com a prática sexual regular (e saudável), as pessoas passam a se sentir bem consigo mesmas. A psicóloga aponta que esta é uma forma de impedir o desenvolvimento da depressão e a ansiedade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

SAÚDE SEXUAL X SAÚDE MENTAL

 

Como explica Deise, a saúde mental é considerada um estado pleno de bem-estar físico, mental e social. Portanto, não é somente a ausência de doença e enfermidade. “A saúde sexual se alia a saúde mental, destacando a sexualidade e seus relacionamentos, que envolvem a possibilidade de experiências livres de discriminação e pautadas no respeito”, finaliza a psicóloga. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.