19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/09/2019

Sistema de resolução extrajudicial na área da saúde será utilizado pela Susam a partir do dia 23/09

Foto: Divulgação

Começam a operar a partir do dia 23/09 o Procedimento Extrajudicial de Saúde (PES)

 A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM) começam a operar a partir do dia 23/09 o Procedimento Extrajudicial de Saúde (PES), sistema online que viabilizará a comunicação direta entre as instituições, garantindo que demandas de usuários do SUS levadas à DPE/AM sejam solucionadas sem a necessidade recorrer à Justiça.

 

A data foi definida nesta quinta-feira (12), na sede da Susam, durante reunião entre o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e o defensor geral, Rafael Barbosa. “Esta gestão está comprometida com a qualidade da assistência oferecida à população.

 

E toda iniciativa de parceria que caminha neste sentido, como esta proposta pela Defensoria Pública é bem-vinda e será abraçada pela Susam”, afirmou Rodrigo Tobias.

 

Veja também

 

Receita paga nesta segunda restituições do 4º lote do IR 2019

 

Caixa registra 12 milhões de transações após liberação do FGTS

 

De acordo com a DPE/AM, inicialmente, o sistema vai priorizar os pleitos de assistidos do órgão relacionados a medicamentos do Sistema Único de Saúde. Segundo o defensor Arlindo Gonçalves, da Defensoria Especializada em Saúde, a judicialização de demandas da saúde não interessa aos órgãos, e principalmente aos usuários do SUS.

 

Foto: Divulgação

 

“O paciente, quando procura a Defensoria Pública, na verdade, não quer um processo. Ele quer resolver seu problema de saúde. Quer ter acesso a um serviço, a um medicamento. Exatamente para desburocratizar esse processo que vem a ideia do PES”, disse Arlindo Golçalves.

 

“A população vai ganhar na agilidade da resolução dos problemas. Isso porque, passa a existir, entre a Defensoria e a Susam, um canal direto de comunicação, o que dispensa troca de ofícios, via papel, e você tem uma agilidade maior nas conversas, nos diálogos e na resolução dos problemas”, disse o defensor geral, Rafael Barbosa. “Além de tudo isso, facilita o controle por parte da secretaria e dá para o gestor elementos para que ele possa criar políticas públicas”, acrescentou.

 

Presente na reunião, o secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, destacou que a ferramenta desenvolvida pela DPE/AM facilitará o diálogo entre a Susam, agilizando o atendimento aos usuários, principal razão do serviço.

 

“O excesso de processos judiciais já vem sobrecarregando órgãos e esperamos mudar esse quadro com uso dessa ferramenta”, disse João Paulo.

 

Comunicação direta - O PES é um sistema online criado pela DPE/AM, que viabiliza a comunicação direta entre as instituições, promove a desjudicialização e economia de recursos públicos com a extinção do uso de papel, gastos com combustível, veículos e pessoal para transportar documentos, além de eliminar a sobrecarga no protocolo da secretaria.

 

A Defensoria Pública apresentou o PES à Susam em janeiro deste ano e, desde lá, tratativas para a execução do programa ocorreram nos últimos meses.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O programa tem como fim simplificar a relação e o diálogo entre a Defensoria e a Susam para atender melhor a população, além de desburocratizar e extinguir as comunicações via papel.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.