20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
21/11/2020

Skincare: confira os 7 cuidados essenciais com a pele negra ficar perfeita

Foto: Reprodução

Dermatologistas dão o caminho das pedras para tratar com cuidado a pele negra

Com textura oleosa no rosto e mais ressecada nas outras partes do corpo, a pele negra tem características marcantes. Pela facilidade de produção de melanina, por exemplo, ela mancha com facilidade por qualquer ponto inflamatório. Acne, arranhões e picadas de insetos podem pigmentar mais nesse tipo de pele.

 

Justamente por apresentar essas propriedades, uma rotina específica de skincare é recomendada. Com tantos produtos disponíveis no mercado, como escolher os melhores para esse tipo de pele? As dermatologistas Gina Matzenbacher e Cintia Cunha, respondem as principais dúvidas sobre o tema.

 

Veja também

 

70% de mulheres negras e pardas não encontram maquiagem em seus tons de pele

 

Efeito glow: 5 dicas para fazer a make que é a cara do verão

Como deve ser a rotina de skincare da pele negra?


"Pela manhã, sugiro lavar o rosto com um sabonete adequado para esse tipo de pele. Se ela for oleosa, vale a pena apostar em um de controle de oleosidade suave. Na sequência, use um tônico matificante. Caso saia de casa, não se esqueça de usar filtro solar fluído, para que a pele não fique esbranquiçada, ou um filtro solar com cor, se for do agrado da pessoa. Para o skincare noturno, sugiro o uso de algum ácido para renovação celular. Caso a pele fique muito irritada, inclua um hidratante nessa rotina e alterne com o ácido", recomenda Gina Matzenbacher.

 

"Vale destacar a importância de consultar um dermatologista para avaliar o seu tipo de pele. Como mencionei, é mais comum peles negras serem oleosas, mas também existem as ressecadas e, se for esse o seu caso, será necessário inverter todos esses cuidados. Por isso, a avaliação do dermatologista é fundamental", ressalta a médica.

 

Pele negra também precisa de protetor solar?

 

"Sim. Filtro solar é indispensável. Nesse caso, há menor chance de queimadura solar, mas maior propensão a manchas, melasmas e hiperpigmentação pós-inflamatória", explica, Gina.

 

"A exposição a luz visível que mesmo esquecido, é outro fator que se aplica. O uso é recomendado inclusive durante a exposição a telas de celulares e computadores, pois a iluminação também é prejudicial para a pele", completa Cintia Cunha.

 

Como clarear as manchas na pele negra?

 

"Podemos realizar tratamentos com clareadores, mas devemos ter muito cuidado com a Hidroquinona – um agente despigmentante eficiente, mas que quando manipulado de forma errada, pode clarear muito a pele. Apesar de ser um medicamento de venda livre, devemos tratar sob os cuidados de um médico, já que pode provocar lesões semelhantes ao vitiligo ou ocronose, que é o escurecimento acinzentado da pele. Além disso, existem outros protocolos clareadores, como o glicólico, o ácido mandélico, o ácido salicílico, a vitamina c e o ácido azelaico. O importante é não deixar de usar o filtro solar pela manhã para não pigmentar essas lesões", alerta Gina.

 

Patricia Dejesus (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

A vitamina C é importante na rotina de cuidados?

 

"A vitamina C é uma grande aliada para a pele negra, pois ela é antioxidante e ajuda no combate dos radicais livres que degradam o colágeno. Ela também tem a ação de iluminar e refinar a pele deixando-a suave e uniforme", recomenda Cintia Cunha.

 

Quais são os ativos indicados para cuidar da pele negra?

 

"Os mesmos que usamos nas peles branca e amarela. Temos o ácido glicólico, ácido lático, ácido mandélico, ácido ferrúlico, todos os agentes matificantes, a nicotinamida, o ácido retinóico, o retinol. Nos hidratantes, temos o ácido lático, a ureia, o ácido hialurônico. O único que devemos ter mais cuidado, como já foi mencionado, é a hidroquinona", conta Gina.

 

Taís Araújo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Fotos: Reprodução

 

A pele negra também fica ressecada?

 

"Sim. Por isso, temos que manter a hidratação, especialmente nas áreas do joelho para baixo, que é a região mais seca do corpo. Quando o ressecamento acomete, é importante combatê-lo com o produto adequado, que evite o surgimento da acne", recomenda Gina.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A esfoliação é indicada para a pele negra?

 

"A pele dos negros tem tendência a foliculite e, para evitá-la, o hábito de esfoliar ajuda a evitar o problema. É recomendada principalmente após a depilação, pois ajuda a remover as células mortas e as impurezas da pele, evitando inflamações", explica Cintia.

 

Fonte: Quem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.