24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
18/10/2021

Skincare: Conheça os principais ácidos e saiba para que serve cada um deles

Foto: Reprodução

Hialurônico, glicólico, vitamina C… Dermatologistas ensinam como os ácidos podem melhorar sua rotina de cuidados com a pele

Já te contamos quais são os primeiros passos para quem está começando a se aventurar no skincare e até ensinamos um passo a passo básico para quem não tem muito tempo para dedicar aos cuidados com a pele.

 

Se você já passou desse primeiro estágio, provavelmente está querendo dar um up na sua rotina e embarcar de vez nas mil possibilidades que os produtos oferecem. Sendo assim, quando o assunto é tratamento de pele, uma palavra é unânime: ácidos!

 

Do hialurônico ao glicólico, é quase impossível não ter sido impactado por esses ativos -- talvez você até já tenha algum deles na sua prateleira! Apesar de serem mais associados à renovação celular, eles estão presentes nas mais variadas fórmulas e podem ser a base do seu hidratante noturno e até do seu sabonetinho de todo dia. Confuso? Menos do que parece! Para te ajudar a entender o maravilhoso mundo dos ácidos, convidamos os dermatologistas Juliana Neiva e Rafael Arpini para explicar tim tim por tim tim para que servem os queridinhos do skincare!

 

Veja também

 

Argila: entenda os diferentes tipos e quais os benefícios de cada um para a pele

 

Banhos afrodisíacos: aumente a sua sensualidade. CONFIRA DICAS

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que estamos falando de ácidos e todos tem uma questão importante em comum: irritação da pele. “Uma vez que a cútis é agredida, surgem maiores possibilidades de repigmentação ou de retorno da oleosidade como defesa, podendo trazer resultados indesejados e deixar a pele pior do que antes do tratamento”, alerta Rafael. “É o famoso efeito rebote, pesadelo de dermatologistas e pacientes”, diz. Por isso, antes de se jogar no mundo dos ácidos, é essencial se consultar com um dermatologista para entender melhor o que funciona ou não para cada pele e até a hora certa de usar cada coisa. Dito isto, vamos aos ácidos?

 

Skincare de outono (Foto: Envato Elements)v

 

Ácido Hialurônico

 

O grande fenômeno dos consultórios e das farmácias! Porém, apesar de estar presente até em fórmulas de xampu, é na pele que o ácido hialurônico é realmente eficaz. A dermatologista Juliana Neiva explica: “ele é um componente muito importante da matriz extracelular, que faz parte da estrutura da pele e tem uma função relacionada à hidratação, organização da estrutura da pele e no reparo tecidual. Ele é essencial para a renovação celular e manutenção de sua hidratação”. Sendo assim, é um hidratante perfeito, com efeitos anti-idade e de luminosidade, justamente por ser um ‘ingrediente’ produzido pelo nosso corpo. Pode ser usado por todo mundo e a qualquer hora -- a menos que você tenha alergia, claro.

 

O efeito antienvelhecimento do ácido hialurônico - SBDRJ

 

Vitamina C (ácido ascórbico)

 

Nos últimos anos só deu ela: a vitamina C! Por seus poderes antioxidantes, ela previne e trata rugas e linhas de expressão e ajuda no clareamento de manchas na pele, deixando nossa cútis luminosa e mais suave. “O ativo age combatendo a ação dos radicais livres, que são moléculas instáveis estimuladas por fatores como luz solar, estresse, poluição, cigarro e até mesmo dormir mal. Essas moléculas são responsáveis pelo envelhecimento precoce, incluindo rugas, manchas e flacidez”, acrescenta Juliana. Ela diz ainda que o ácido ascórbico pode também auxiliar na produção de novas fibras de colágeno e pode ser usado inclusive no clareamento do melasma. Dá para entender todo o sucesso da vitamina C, né?

 

Vitamina C para o Rosto: para que serve e como usar – Blog da Sephora

 

Ácido Salicílico

 

“A principal característica do ácido salicílico é o controle da oleosidade e equilíbrio de peles acneicas”, ensina Rafael Arpini. O ativo é muito comum no nécessaire de quem tem pele oleosa e pode ser encontrado de sabonetes a hidratantes, passando por máscaras e séruns, justamente por sua qualidade “secativa” e atividades antimicrobiana, cicatrizante e anti-inflamatória. Porém, de forma geral, é um ácido mais potente e deve ser evitado por peles sensibilizadas -- a não ser que seu dermatologista recomende. Como sempre, a orientação de profissionais evita que a gente caia em ciladas.

 

Ácido Salicílico: descubra o que é e saiba quando usar – Blog da Sephora

 

Retinol/ Retinóide

 

Considerado um gold standard, o ácido retinóico é um clássico do skincare! “Derivado da vitamina A, e também chamado tretinoína, o retinol atua na renovação celular, estimulando colágeno e melhorando linhas, poros e textura além de clareamento da pele”, diz Rafael. Porém, o dermato explica que ele é um componente extremamente irritativo e deve ser usado com muito cuidado, principalmente por pessoas que se expõe ao sol e/ou tem pele sensível.

 

Como incluir vitamina C e retinol na rotina de skincare?

 

Ácido Glicólico

 

“É um alfa hidroxiácido, obtido a partir da cana de açúcar ou outros vegetais doces. Tem diversos benefícios na pele como a renovação, estimulação da produção de colágeno e hidratação”, ensina Juliana. Sendo assim, o ácido glicólico pode reduzir rugas finas, ajuda no controle da oleosidade, em processos de clareamento de manchas, tratamento de acne e suas marcas! De forma geral, ele tem uma ação parecida com o retinol, com a vantagem de ser mais seguro. A dermato conta ainda que, pelo seu poder de renovação da pele, ele é bastante utilizado como anti-idade, associado a outros ativos. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ácido Glicólico: conheça os benefícios e saiba como usar o ativo! - Beleza  com Saúde

Fotos: Reprodução

 

Fonte: Quem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.