18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/05/2020

Sonhos eróticos: o que eles revelam sobre você e sobre sua vida sexual? VEJA O QUE DIZ PSICOTERAPEUTA

Foto: Reprodução

Um sonho mais quente pode significar desejo de fato por alguém, mas também coisas que não estão nenhum pouco relacionadas com sexo

Ter sonhos eróticos pode ter vários simbolismos e nem sempre tem a ver com sacanagem, sabia? "Tudo depende da relação de quem sonha com a vida, o seu corpo e sua sexualidade", diz o psicoterapeuta junguiano e astrólogo Thiago Guimarães.

 

Os sonhos são conteúdos produzidos pelo inconsciente que utilizam uma linguagem da consciência. Ou seja, eles nos apresentam símbolos para que possamos nos entender melhor. "No sonho, nada é como parece ser. A mente usa muitos símbolos, toma uma parte pelo todo e o todo pela parte, inverte sentimentos e desejos e por aí vai", comenta o psiquiatra Carlos Eduardo Carrion, especializado em sexualidade.

 

É importante mencionar que um sonho nunca tem a ver com o outro. "Todos os personagens que surgem são sempre representações uma parte de nós mesmos", fala Thiago.

 

Veja também

 

Brasileiros fazem sexo virtual isolados; 31% enviam fotos e vídeos

 

Sexo virtual ganha novos adeptos após pandemia do coronavírus, conclui pesquisa

Portanto, sonhar com sexo é uma forma que a mente encontra para aliviar as tensões e a ansiedade do dia a dia. Não leve seus devaneios oníricos ao pé da letra, mas procure, através das sensações, entender quais questões da sua personalidade ou de seu cotidiano devem ser trabalhados.

 

Veja alguns temas sexuais recorrentes que vêm à tona quando dormimos.

 

Sexo com uma celebridade

 

cena de sexo


A interpretação depende do que quem sonha pensa e sente em relação à tal celebridade . Seu comportamento lembra o de alguém que conhece na vida real? Você gosta ou repele essas atitudes? Via de regra, porém, ter relação com um famoso em sonho revela o desejo de se sentir especial e ter seus talentos reconhecidos por alguém que considera importante.


Relações com pessoas do mesmo sexo

 

beijo gay


Todos nós temos um componente homossexual, em maior ou menor grau, que é, em geral, reprimido, para que nossa identidade não seja prejudicada ou por medo das reações negativas sociais. O sonho seria uma maneira de extravasar esse desejo sem nenhum tipo de julgamento.

 

Outra interpretação é a necessidade de se relacionar mais ou melhor consigo mesma, com o seu corpo e com sua sexualidade.

 

Além disso, transar com alguém do mesmo sexo pode ser uma metáfora de outras áreas da vida que não têm nada a ver com erotismo. Se a mulher do seu sonho for uma conhecida, é possível que você a admire e que queira receber dela a mesma valorização - ou, no mínimo, ser aceita pelo que é.

 

Ter relações em público e/ou em um palco

 

sexo no carro

 

São imagens que, ao acordar, geram um certo constrangimento, mas que não envolvem necessariamente a vontade secreta de colocar em prática o fetiche do exibicionismo . É um sonho que costuma manifestar as frustrações da vida e a necessidade de compensar a falta de reconhecimento.

 

De alguma forma, quem sonha precisa ter o seu trabalho, seu empenho ou o seu dom reconhecido por outras pessoas. Há um desejo latente de ser aplaudido ou castigado com vaias ao expressar “olha só como eu sei fazer” ou “me ajudem a fazer melhor”.

 

Sexo com ex

 

casal na cama


Reflita: você tem alguma conta pendente a acertar com um antigo amor ou em relacionamentos anteriores? Esse sonho indica a vontade de dizer ou fazer algo que não conseguiu, mas, dependendo do caso, também pode denunciar a saudade e o desejo de resgatar coisas que foram boas na época da relação.

 

Uma terceira possibilidade é querer dar o troco no ex, mostrando que a vida está bem melhor agora.

 

Participação em orgia

 

casais na cama


Mulheres que sonham com orgias podem estar passando por um processo de reintegração da força masculina que existe dentro de si mesmas. Na psicologia analítica do suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), essa força ganha o nome de animus, que é a contraparte masculina na psique da mulher.

 

Em uma orgia, todo mundo fica descaracterizado como pessoa - o que se tem são objetos de uso sexual e o ser usado como objeto, sem sentimentos para atrapalhar ou gerar responsabilidades. Tudo isso no sonho permite obter prazer sem pagar um preço. Isso soa como um recadinho do inconsciente para encarar a vida com mais leveza.

 

Relações com desconhecidos

 

casal na cama


É uma variação do sonho com violação, em que a mente divaga porque não assume a responsabilidade pela experiência - se não o conheço, tudo o que fizermos ficará em segredo.

 

Sexo no local de trabalho

 

mulher executiva


A simbologia depende de quem é o parceiro: um chefe ou um colega? Na maior parte das vezes, sonhar no ambiente profissional denota um desejo inconsciente de transgredir ou de obter vantagens, ainda que de maneira escusa. Porém, também pode expressar a interpretação mais óbvia: sentimento reprimido pela pessoa do sonho. Lembre-se: não escolhemos quem desperta ou não o nosso desejo.


Sonhar com o namorado/marido da amiga

 

casal

 

Tudo leva a crer - ou melhor, é você quem acredita, né? - que ele deve ter algo de bom, já que a amiga o escolheu. É possível que, mesmo que não se dê conta conscientemente, você queira descobrir de que se trata, mas talvez esteja apenas querendo provar que é a melhor.

 

É um sonho que aponta uma certa rivalidade e um desejo de fazer algo, em princípio, proibido - não necessariamente com o homem em questão.

 

Fazer sexo na natureza

 

sexo na praia


É o sexo idealizado, em primeiro lugar, sem limites, tabus ou crenças limitantes. Em sonhos eróticos assim , a água é pura límpida, os mosquitos não picam, a areia da praia não é fria nem dura... Se as imagens despertam medo ou ansiedade, é importante fazer um exercício sincero de autoconhecimento e avaliar o que - ou quem - a está impedindo de seguir seus instintos verdadeiros.

 

Estupro

 

vítima

Fotos: Reprodução


Quem o tem experimenta todo o terror e a ansiedade que sentiria passasse de fato por tal experiência. Sexo forçado costuma expressar algum conflito ou desconforto que a pessoa esteja vivendo no momento - ser "abusada" demais no trabalho, por exemplo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Outro significado diz respeito à culpa em viver plenamente a própria sexualidade: desejo, mas não faço; mas se sou obrigada me eximo da responsabilidade pelo ato.  

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.