29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
29/02/2020

SSP-AM reúne autoridades em encontro internacional de Inteligência Policial nas Fronteiras

Foto: Reprodução

SSP-AM reúne autoridades em encontro internacional de Inteligência Policial nas Fronteiras

Autoridades e especialistas de Segurança Pública do Brasil, Estados Unidos, Europa e de países da América do Sul vão se reunir em Manaus, entre os dias 7 e 9 de abril, para discutir as experiências e as estratégias de combate ao crime nas regiões de fronteira. Realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o I Encontro Sul-Americano de Agências de Inteligência Policial de Fronteiras visa incentivar cooperações internacionais para o combate aos crimes transnacionais.

 

Evasão de divisas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, tráfico de órgãos e de pessoas, e os desafios do combate ao crime ambiental, incluindo a biopirataria, serão debatidos ao longo de três dias por autoridades brasileiras e estrangeiras.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, a ideia é se debruçar sobre esses desafios da segurança pública, de olho nas experiências internacionais. A meta é desenvolver uma Rede de Inteligência, com banco de dados integrado, visando a produção de informações para combater diversos crimes.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas anuncia reintegração do Monte Horebe

 

Governo do Amazonas avança com obras no sistema viário de São Gabriel da Cachoeira

Estado com a maior faixa de fronteira do Brasil, o Amazonas faz vizinhança com países com grande produção de entorpecentes. Mas o estado também enfrenta outros desafios, como a biopirataria e o tráfico de drogas.

 

“Queremos não só debater sobre o que tem sido feito e conhecer as experiências exitosas nos nossos vizinhos ou em outros países, mas, sobretudo, buscamos uma interlocução melhor, para que a gente consiga ter maior facilidade para combater o crime e investigar suspeitos”, disse.

 

De olho na atuação integrada, o Amazonas também vem firmando cooperações técnicas com outros estados da federação para trabalhar operações policiais em conjunto. Já há protocolos assinados com Rondônia, Roraima e Acre que permitem tanto a troca de informações de inteligência quanto o desenvolvimento de operações policiais.

 

Segundo Louismar Bonates, o evento abrirá muitas possibilidades e o mais importante é que elas vão representar ganhos substanciais às ações de combate à criminalidade.

 

“As organizações criminosas atuam sem fronteiras, com conexões no mundo inteiro. Por isso, é urgente que as polícias também desenvolvam protocolos para acessar e fornecer informações de forma célere, que ajudem na localização de criminosos, no combate às organizações e na prevenção dos crimes que muitas vezes cruzam nossas fronteiras com direção a outros países, mas deixam um rastro de problemas que afeta toda a sociedade, como é o caso das drogas”, salientou.

 

Debate Internacional – O I Encontro Sul-Americano das Agências de Inteligência Policiais de Fronteira ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), localizado na avenida Constantino Nery, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O evento está marcado para os dias 7, 8 e 9 de abril, com a presença de integrantes de agências brasileiras e estrangeiras, como o FBI (Agência Federal de Investigação, em português), dos Estados Unidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Já confirmaram presença autoridades e especialistas de países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Peru, além das Guianas Francesa e Inglesa e o Suriname. O evento será restrito a agentes de segurança pública, com inscrições limitadas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.