25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
04/10/2019

Suspeito de jogar armas no mar pediu à Justiça 'salvo conduto' meses antes de prisão no caso Marielle

Foto: Reprodução / TV Globo

Elaine Lessa, mulher de Ronnie; Bruno Figueiredo, irmão de Elaine; Márcio Montavano, o Márcio Gordo; e Josinaldo Freitas, o Djaca

Josinaldo Freitas, suspeito de embaraçar as investigações da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes ao jogar armas no mar, pediu um salvo conduto à Justiça meses antes de ser preso nesta quinta-feira (3). Outras quatro pessoas também foram detidas na operação.

 

O material pertencia a Ronnie Lessa, que é apontado como o assassino de Marielle e Anderson. A polícia investiga se a arma usada no atentado também foi descartada.

 

O pedido de Josinaldo foi negado em agosto pelo Tribunal de Justiça do Rio e incluía uma cópia do mandado de intimação para que, naquela época, ele prestasse depoimento na Divisão de Homicídios.

 

Veja também


Operação da Polícia Civil e do MP prende mulher de acusado de matar Marielle Franco; VEJA VIDEOS.

 

Guarda municipal destrói tapete que homenageava Marielle Franco, em Ouro Preto. VEJA VÍDEO


'Estão procurando no lugar errado', diz suspeito


A decisão do juiz Aylton Cardoso Vasconcellos diz que Josinaldo pediu "a expedição de salvo conduto, considerando a possibilidade do Delegado de Polícia representar pela sua prisão temporária".

 

A quebra de sigilo telefônico de Josinaldo corroborou os indícios de que ele sabia que estava se livrando de provas. O pescador que o levou de barco até alto mar diz que ele carregava uma caixa, de onde tirou 6 fuzis.

 

Além disso, uma mensagem enviada por Josinaldo para um advogado fortaleceu a tese. Na época em que os investigadores buscavam o armamento ele escreveu: "Eles estão procurando no lugar errado".

 

Polícia busca armas que seriam de Ronnie Lessa — Foto: Editoria de Arte G1/Roberta Jaworski

Foto: Editoria de Arte G1/Roberta Jaworski

 

Além de Josinaldo Freitas, o Djaca, foram presos nesta quarta:

 

1. Ronnie Lessa, preso na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte;


2. Elaine Lessa, mulher de Ronnie, que também é dona do apartamento onde as armas estavam;


3. Márcio Montavano, o Márcio Gordo, teria tirado as caxias de armas de dentro do apartamento de Ronnie e Elaine Lessa;


4. Bruno Figueiredo, irmão de Elaine, suspeito de ajudar Márcio na execução do plano;


Ronnie Lessa é apontado como o executor. Ele já está preso numa penitenciária de segurança máxima e teve um novo mandado de prisão expedido.

 

A polícia afirma que o descarte do armamento aconteceu dias depois da prisão de Ronnie, em 12 de março, e teria contado com a participação de quatro pessoas, entre elas a mulher e o cunhado do PM reformado.

 

Em depoimento à Delegacia de Homicídios (DH) da Capital, um pescador contou que um comparsa de Ronnie Lessa contratou seu barco e jogou seis armas no mar perto das Ilhas Tijucas.

 

Federalização da investigação


Em entrevista coletiva nesta quinta, o delgado Antônio Ricardo Nunes disse que ainda busca os mandantes do crime.

 

Ele é contra a federalização do caso, como pediu a ex-procuradora geral da República Raquel Dodge, em seu último dia no cargo.

 

"Essa investigação comprova a capacidade de investigação da Polícia Civil e do Ministério Publico. Qualquer tentativa de retirada da investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro será um retrocesso para a investigação".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), Simone Sibilio fez coro à análise.

 

"Para que se deslocar competência de um crime de competência Estadual, é necessário que se comprove descaso, inércia e omissão, a gente pode concluir que se trata de um pedido absolutamente desarrazoado, desprovido de fundamento". 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.