24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
26/11/2019

TCE lança Manual para garantir segurança de informações na Corte

Foto: Divulgação

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Yara Lins dos Santos, e o procurador de Contas Carlos Alberto Souza de Almeida, lançaram na segunda-feira (25), a 1ª edição do “Manual de Rotinas de Segurança da Informação” do TCE-AM.

 

O evento aconteceu no auditório do TCE-AM com a presença do ouvidor-geral do Tribunal, conselheiro Érico Desterro; do procurador-geral do MPC, João Barroso de Souza, e dos procuradores Evelyn Freire de Carvalho e Roberto Cavalcanti Krichanã, além de servidores da Corte de Contas.

 

"O manual descreve, minuciosamente, as rotinas de proteção de informações, estando em completa sintonia com as novas regras de cautela e resguardo de dados que vem sendo adotados pelas grandes organizações", disse a presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos.

 

Veja também

 

Em seis dias, Detran-AM fiscaliza mais de 1.500 veículos e flagra 37 motoristas embriagados

 

HPS João Lúcio procura familiares de paciente internado na unidade

 

De iniciativa do Comitê de Gestão de Segurança da Informação (CSGI), presidido pelo procurador Carlos Alberto Souza de Almeida, o Manual fornece uma ferramenta de trabalho atualizada e útil, principalmente aos profissionais da área de Tecnologia da Informação, prevenindo e obstruindo possíveis ameaças de qualquer natureza dirigidas contra pessoas, dados, informações, materiais, áreas e instalações do TCE-AM.

 

Para o presidente do CGSI, o Tribunal de Contas precisava de um caminho e orientação de como agir. "Esse manual pretende trazer regras e orientações, algumas até de caráter impositivo. Mas ele, na verdade, é um primeiro passo de um instrumento de resguardo e cautela das informações e deve sofrer alterações de melhorias nos próximos anos. O Manual, embora tenha sido feito para o TCE, é adaptável a qualquer organização", disse o coordenador do CGSI, procurador de Contas Carlos Alberto Souza de Almeida.

 

O procurador-geral do MPC, João Barroso, ressaltou a importância do manual para segurança das informações na Corte de Contas e parabenizou o CGSI pelo trabalho realizado.

 

"O procurador Carlos Alberto sempre teve uma atitude proativa aqui no Tribunal, no sentido de colaborar e enriquecer o nosso trabalho. Desejo que este Manual prossiga de uma forma concreta, visando o aprimoramento do Controle Externo e o fortalecimento das instituições", disse o procurador-geral do MPC, João Barroso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O Manual ficará disponível no Portal e na Intranet da Corte de Contas para acesso aos servidores.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.