20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
05/05/2020

Titular da Susam participa de reunião com secretários de saúde dos Estados e ministro Nelson Teich

Foto: Divulgação/ SUSAM

 A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, participou, na tarde desta terça-feira (05/05), de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS). A reunião aconteceu durante sessão do Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass) e contou com a participação de secretários de Saúde de todos os Estado brasileiros e Distrito Federal.

 

Durante a reunião, foram apresentadas ao ministro e ao secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, as questões mais urgentes que os Estados vêm enfrentamento na contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

 

O presidente do Conass, Alberto Beltrame, secretário de Saúde do Pará, destacou a necessidade de auxílio imediato aos Estados na aquisição de respiradores, habilitação de novos leitos, envio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits de testagem e abertura de novos laboratórios para realização de testes PCRs.

 

Veja também

 

Hospital Nilton Lins recebe novos respiradores enviados pelo Ministério da Saúde

 

Manaus recebe mais de 450 mil EPIs em operação do Ministério da Defesa em combate à Covid-19

De acordo com o ministro Nelson Teich, o Governo Federal está comprometido em atender, de forma rápida e eficiente, as demandas apresentadas pelos governos estaduais.

 

Foto: Divulgação/ SUSAM

 

“Existe hoje (no ministério) um foco total na entrega, execução e eficiência. Esse planejamento tem sido feito da forma mais rápida possível, mas existe uma limitação de fazermos na velocidade que gostaríamos, em virtude de uma limitação que o mundo se contra hoje”, disse Teich.

 

O secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello informou que o Governo tem encontrado dificuldades em adquirir o número suficiente de respiradores e, por isso, tem priorizado o envio dos equipamentos aos locais com maior impacto nacional. Sobre EPIs, ele explicou que aquisição e distribuição permanecerão sendo realizadas.

 

A secretária Simone Papaiz ressaltou que o encontro foi importante para que Estados e Ministério da Saúde mantenham o diálogo, norteando as decisões que precisam ser tomadas. “É um momento muito crítico da nossa nação e é com coragem que vamos passar por isso. As dificuldades não são apenas da esfera federal, mas a união vai nos fazer superar esse momento. É hora de alinharmos as nossas ideias e conhecimentos”.

 

Testes - Durante a reunião, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, também informou que, nas próximas semanas, devem chegar ao país cerca de 50 milhões de swabs e 25 milhões de tubos para a realização de testes para a detecção de casos de coronavírus.

 

Trabalho compartilhado - Outro ponto abordado durante a reunião foi a necessidade de redefinir a forma de distribuição dos recursos federais destinados aos Estados para o enfrentamento da pandemia, principalmente devido ao fato de que, hoje, os Estados são quem arcam com a maior parte das despesas e investimentos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Tal situação acontece no Amazonas, por exemplo, em que as duas unidades de saúde de referência no tratamento ao Covid-19 são estaduais, além das demais unidades que têm realizado atendimento aos pacientes também serem administradas pelo Governo do Amazonas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.