24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
29/07/2020

Toffoli diz que inquérito das fake news mira ‘máquina de desinformação’ e que não se pode aceitar ‘notícias falsas’ como um fenômeno inevitável

Foto: Reprodução

Em seminário virtual, presidente do STF afirmou que o combate a desinformação é um dos maiores desafios globais do nosso tempo e destacou que a liberdade de expressão deve estar a serviço da informação

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça, 28, que o inquérito das fake news não investiga críticas à Corte mas sim uma ‘maquina de desinformação’ que usa robôs e perfis falsos para desacreditar instituições democráticas. Na avaliação de Toffoli, o combate a desinformação é um dos maiores desafios globais do nosso tempo, exigindo ações em diferentes níveis.

 

“Não podemos normalizar, condescender e aceitar as fake news como um fenômeno inevitável. Não podemos aceitar isso como algo impossível de combater. Temos que ter instrumentos, regulação, responsabilidade do mercado a respeito desses temas”, afirmou o ministro.

 

As declarações do presidente do Supremo se deram em seminário virtual sobre liberdade de expressão organizado pelo site Poder360. No debate, Toffoli destacou que a liberdade de expressão ‘deve estar a serviço da informação’.

 

Veja também

 

Grupo com 152 bispos da Igreja Católica assina carta crítica ao governo

 

Bolsonaro sanciona lei sobre validade indeterminada de receitas médicas ou odontológicas


“É necessário aprofundar o debate sobre arcabouço normativo – o que compete ao Congresso, ouvindo toda a sociedade -, primar pela disseminação de informações fidedignas, estimular o uso ético e transparente das novas tecnologias, conscientizar a população”, disse o presidente do STF sobre o combate às fake news.

 

Além disso, o ministro apontou que é necessário investigar práticas criminosas. “Usando aquela velha frase: ‘jabuti não sobe em árvore – ou foi enchente ou foi mão de gente’. Se existe notícia falsa é porque isso interessa a alguém”, afirmou.

 

Segundo o presidente do Supremo, é necessário fiscalizar a disseminação de desinformação. Toffoli afirmou que a Corte ‘segue cada vez mais vigilante e consciente de sua missão como guardiã da Constituição e guarda das conquistas democráticas, entre elas a liberdade de expressão e o direito à informação’.

 

Contas suspensas


Durante o debate, o presidente do STF chegou a fazer referência a uma das mais recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news: a de suspender contas de investigados. Determinada em maio, quando apoiadores do governo foram alvo de buscas em operação da Polícia Federal, a medida foi justificada pela necessidade de ‘interromper discursos criminosos de ódio’.

 

Na última sexta, 24, as contas e páginas do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), dos empresários Luciano Hang e Otávio Fakhoury, da extremista Sara Giromini, do blogueiro Allan dos Santos e de outros aliados do presidente Jair Bolsonaro foram tiradas do ar no Brasil, em cumprimento à decisão de Alexandre.

 

O criminalista Pierpaolo Cruz Bottini, que participava do debate, afirmou que considera a decisão de suspender as contas de investigados legítima. “Se é possível proibir alguém que ir até algum lugar, também é possível proibir eles de usarem alguns instrumentos”, indicou o advogado.

 

Logo depois Toffoli propôs uma reflexão apontando que a existência do direito fundamental de ir e vir não impede que uma pessoa que cometa crimes seja presa provisoriamente, sem haver culpa formada contra ela ou denúncia. O ministro lembrou ainda que há mais de 200 mil presos provisoriamente hoje no Brasil, sem sentença de 1º grau.

 

Em seguida afirmou: “Uma rede social que difunde manifestações de maneira oculta, sem saber quem é o autor (anonimato), ou através de mecanismos chamados de robôs de retransmissão – que difundem ataques as instituições a democracia, propõem volta de AI-5 e fechamento do STF -, não se pode ter a suspensão, em nome da liberdade de expressão, do veículo pelo qual eles fazem essa transmissão?”

 

O ministro seguiu: “Se isso estivesse acontecendo em plataformas tradicionais, os acionistas seriam responsabilizados. Essa é uma outra discussão que se coloca ao lado das redes sociais. E isso vai chegar o Judiciário, por isso que estou sendo comedido aqui”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

 Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Durante o debate, o presidente do STF apontou ainda que há, em diferentes lugares do mundo, um movimento no sentido de ampliar a responsabilidade das plataformas pelo controle da disseminação de noticias falsas e discursos de ódio, fixando a obrigação de autorregulação e de retirada de conteúdos não factíveis. 

 

Estadão

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.