25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/08/2019

Toni Morrison, escritora americana e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, morre aos 88 anos

Foto: Bebeto Matthews

Toni Morrison autografa seu livro "Home" durante evento e Nova York, em 2013

 A escritora americana Toni Morrison, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, morreu nesta segunda-feira (5) aos 88 anos. De acordo com a editora Alfred A. Knopf, a autora estava internada no Centro Médico Montefiore, em Nova York. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (6), a família informou que Morrison "morreu após uma breve doença".

 

"Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida", diz a nota, segundo a agência de notícias France-Presse.

 

Nascida em 18 de fevereiro de 1931, em Ohio, nos Estados Unidos, Toni Morrison foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel de literatura. Sua obra – composta por 11 romances, textos infantis e ensaios – ficou marcada pelo retrato dos negros em seu país, com foco em personagens femininas.

 

Veja também

 

Trump condena supremacistas brancos em discurso após tiroteios

Por que cada vez mais jovens estão exaustos na Suécia, o 'paraíso' das leis trabalhistas


A escritora teve sucesso de crítica e de público. Frequentou as listas de mais vendidos do jornal "The New York Times" e também teve várias obras indicadas pela apresentadora de TV Oprah Winfrey em seu clube do livro.

 

Toni Morrison recebe a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos de Barack Obama, em 2012 â?? Foto: AP Photo/Carolyn Kaster, arquivo

 

A estreia como romancista veio em 1970, com "O olho mais azul". Dentre seus livros mais conhecidos, estão "Sula" (1973), que rendeu indicação ao National Book Award, e "Amada" (1987), com o qual ganhou o Pulitzer, um dos principais prêmios literários dos Estados Unidos.

 

Em 2007, Toni Morrison recebe o prêmio de Mulher do Ano pela revista Glamour, em Nova York  â?? Foto: REUTERS/Lucas Jackson/Arquivo

 

O filme baseado no livro, que conta a história de uma ex-escrava, foi lançado em 1939 e teve a própria Oprah Winfrey no elenco.

 

Quando anunciou o Nobel para Toni Morrison, a Academia Sueca, responsável pelo prêmio, destacou os "romances caracterizados pela força visionária e importância poética". Por meio deles, disse a instituição, a escritora deu "vida a um aspecto essencial da realidade americana".
O blog da Companhia das Letras, que eidta Toni Morrison no Brasil desde o final dos anos 1990, publicou nesta terça uma nota em que lamenta a morte da autora e cita um trecho do discurso dela ao receber o Nobel:

 

Toni Morrison durante cerimônia no Ministério da Cultura em Paris  â?? Foto: REUTERS/Philippe Wojazer/Arquivo

Fotos: Philippe Wojazer

 

"Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas".


A Companhia das Letras já lançou os seguintes volumes de Toni Morrison:

 

"Paraíso"


"O olho mais azul"


"Amor"


"Amada"


"Quem leva a melhor?" (infantil, em coautoria com Slade Morrison)


"Jazz"


"Compaixão"


"Voltar para casa"


"Deus ajude essa criança"


Apoio a Barack Obama


Em 2008, Toni Morrison deu seu apoio ao então senador Barack Obama na disputa pela indicação à presidência pelo Partido Democrata.

 

Anos antes, em um ensaio publicado em 1998 pela revista The New Yorker, Toni Morrison escreveu que, "apesar da cor branca de sua pele, Bill Clinton é o nosso primeiro presidente negro".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

"Mais negro do que qualquer pessoa real que possa ser eleita durante a vida de nossos filhos."

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.