28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
24/05/2020

Treinos físicos e coordenação do Mister: como foi a primeira semana de trabalho do Flamengo

Foto: Divulgação

Jorge Jesus, com máscara, acompanha treino do Flamengo no campo

Em meio à controvérsia sobre o retorno do Flamengo aos treinos, o trabalho no Ninho do Urubu teve sua primeira semana voltada para avaliar os estágios físico e fisiológico dos atletas.

 

Como num início de pré-temporada, os jogadores passaram por testes e depois foram a campo para trabalhos de condicionamento, sempre sob o olhar atento de Jorge Jesus.

 

Precisando conciliar a volta às atividades com todo o protocolo de saúde elaborado pelo clube, a comissão técnica dividiu o elenco em três grupos: dois com 10 jogadores e um com oito, cada um com sua comissão técnica própria, responsável por conduzir o treino, sob a coordenação de Jorge Jesus.

 

Veja também 

 

Vascaínos adquirem 10 mil ingressos simbólicos da final da Liberta-98

 

Com gol de Matheus Cunha, Hertha goleia Union Berlin pelo Alemão

 

Por pertencer ao grupo de risco da Covid-19, o Mister teve um cuidado todo especial. Ele coordena todas as atividades, chega a ir a campo, passa orientações, mas não participa efetivamente dos trabalhos. É ele o responsável por definir como serão os treinamentos.

 

Filipe Luís durante treino do Flamengo — Foto: Reprodução

 

Carros esterilizados na entrada do CT

 

O protocolo de segurança do Flamengo se iniciou na chegada ao Ninho do Urubu: todo carro, para entrar, precisou passar por esterilização - houve também exigência para que os ocupantes dos veículos usassem máscara.

 

Os atletas passaram por uma série de exames diariamente, inclusive com questionários, para saber se estavam com algum sintoma de coronavírus.

 

Os horários foram alternados: dois grupos iniciaram os trabalhos às 9h - um nos campos 1 e 2 do CT, outro nos campos 4 e 5.

 

Às 10h30, o terceiro grupo utilizou os campos 1 e 2. Nos intervalos, todos os materiais e aparelhos utilizados foram esterilizados por uma equipe de funcionários.

 

Carros esterilizados na entrada do Ninho do Urubu — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo


Quem usou os campos 1 e 2 teve à disposição os quartos individuais do módulo de profissionais do Ninho do Urubu. Já o módulo da base ficou à disposição de quem treinou nos campos 4 e 5, geralmente destinado para as categorias de formação do clube. Nos quartos, foi permitido apenas banho e troca de roupa.

 

O plano de ação de retorno aos trabalhos foi desenvolvido pelo supervisor de futebol do Flamengo, Gabriel Skinner, junto com o gerente do CT, Leandro Leme. Eles se basearam no protocolo médico elaborado pelo Dr. Márcio Tannure para aplicar as interdições, esterilizações, o treinamento dos funcionários para o uso de EPIs, organizar a logística e operacionalização dos campos.

 

Jorge Jesus realiza exame de Covid-19 no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / CRF

Fotos: Divulgação 

 

O foco dos treinos

 

Depois dos testes de Covid-19 e avaliação física nos primeiros dias, o trabalho se voltou para o condicionamento. Em todos os dias, houve atividades de core, força e de caráter preventivo, com circuitos físicos elaborados pelo preparador Mário Monteiro e seu auxiliar, Roberto Oliveira.

 

Os goleiros fizeram trabalhos específicos com o treinador de goleiros Wagner Miranda e o auxiliar Nielsen Elias.

 

Três membros do futebol acompanharam diariamente as atividades: o diretor executivo Bruno Spindel, o vice-presidente da pasta, Marcos Braz, e o chefe do departamento médico, Marico Tannure, responsável pela elaboração e aplicação do protocolo médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Após cinco dias de treino, o elenco ganhou folga neste fim de semana. A programação indica retorno na segunda-feira, possivelmente com a liberação da Prefeitura - neste domingo, o prefeito Marcelo Crivella se reúne com os clubes para tratar da volta.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.