29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
14/05/2023

Três coisas que podem acelerar o envelhecimento, segundo Harvard

Foto: Reprodução

Idade vai muito além do número, mostram novas pesquisas

O que é idade para você? Para muitos, trata-se de apenas um número. Para outros, trata-se de um estado espírito. Para os cientistas, trata-se de um conjunto de fatores.

 

A partir do conceito de idade biológica, cientistas e médicos estabelecem uma série de biondicadores que podem estimar o envelhecimento de uma pessoa.


Uma nova pesquisa de Harvard estabeleceu como indicador principal o envelhecimento das células e dos tecidos para determinar a idade biológica.

 

Veja também 

 

Governo do Amazonas lança campanha de multivacinação contra diversas doenças imunopreveníveis

 

Gripe, Resfriado ou Alergia: saiba as diferenças e descubra o segredo para nunca mais confundi-los

"Os relógios biológicos medem os níveis de metilação do DNA, mudanças moleculares que podem indicar um aumento no risco de morbidade e mortalidade", diz o estudo, publicado na revista "Cell Metabolism" e contou com pesquisadores de diversas universidades, incluindo Harvard.


O estudo determinou que fatores externos - que vão além da idade nominal - podem influenciar na saúde das pessoas e no envelhecimento.

 

E acho que não pode ser surpresa que uma das descobertas mostrou que o estresse pode ser um fator decisivo para o envelhecimento celular. E que três eventos traumáticos podem acelerar sua idade em questão de horas.

 

"O estresse severo pode desencadear o aumento da idade biológica, mas se esse estresse for de curta duração, os sinais do envelhecimento biológico podem ser revertidos", afirmou o autor principal do estudo, Jesse Poganik, da Divisão de Genética da Universidade de Brigham.

 

É POSSÍVEL REJUVENESCER 


Os cientistas examinaram amostras de sangue de pacientes submetidos cirurgias de emergência, observando amostras coletadas imediatamente antes da cirurgia e alguns dias após a cirurgia e antes da alta hospitalar.

 

A equipe também analisou amostras de sangue de camundongos e mulheres grávidas, examinando amostras das fases iniciais e tardias da gravidez, bem como após o parto.

 

Além disso, os pesquisadores examinaram amostras de pacientes que testaram positivo para COVID-19 e foram admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram analisadas amostras coletadas quando o paciente foi admitido na UTI e outras durante sua estadia.

 

Os resultados a partir dos biondicadores mostraram que pacientes que passam por cirurgias estressantes tem dificuldade de restaurar sua idade após o estresse. Já sobreviventes da covid-19 e pessoas que passam pela gravidez podem passar por um processo de restauração da idade biológica, ou seja, a idade é fluída.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Nossas descobertas desafiam o conceito de que a idade biológica só pode aumentar ao longo da vida de uma pessoa e sugerem que é possível identificar intervenções que podem atrasar ou até mesmo reverter parcialmente a idade biológica. Quando o estresse foi aliviado, foi possível restaurar a idade biológica. Isso significa que encontrar maneiras de ajudar o corpo a se recuperar do estresse pode aumentar a longevidade", completou Poganik. 

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.