25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
25/05/2019

Trump desembarca em Tóquio para visita oficial de quatro dias

Foto: Foto: Koji Sasahara/Pool via Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou neste sábado (25) em Tóquio com a esposa, Melania.

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou neste sábado (25) em Tóquio para uma visita de quatro dias. Ele vai se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e com o novo imperador, Naruhito. A visita pretende mostrar laços fortes com o país, mesmo com o surgimento de tensões comerciais, segundo a Reuters.

 

Trump e Abe, com quem o presidente americano deve se encontrar ainda neste sábado (25), têm um relacionamento caloroso, que o líder japonês pretende enfatizar enquanto Washington avalia tarifas sobre as exportações de automóveis japoneses que o governo Trump considera uma potencial ameaça à segurança nacional.

 

Veja também

Everest tem 4 mortes; foto mostra superlotação de escaladores no topo da montanha

 

Os Estados Unidos estão no meio de uma guerra comercial com a China que foi declarada no início do ano passado e voltou a se intensificar na semana passada; já o Japão enfrenta tensões comerciais com a União Europeia.

 

Os líderes dos dois países devem discutir o assunto na segunda-feira, mas autoridades envolvidas não acreditam na possibilidade de algum acordo durante a visita, que vai até quinta (30).

 

Primeiro-ministro japonês Shinzo Abe â?? Foto: Reuters

Foto: Reuters


A agenda de Trump também incluiu uma reunião com empresários na embaixada em Tóquio neste sábado. O presidente afirmou que espera que eles aumentem de forma significativa os investimentos nos EUA.

 

No domingo (26), Trump encontrará Abe para disputar uma partida de golfe. Depois, vai assistir a um torneio de sumô, e deve entregar o troféu ao vencedor, diz a EFE.

 

Encontro com o imperador


Trump é o primeiro chefe de Estado que será recebido pelo imperador Naruhito – que chegou ao trono no dia 1º de maio após a abdicação do pai, o agora imperador emérito Akihito. O encontro será na segunda-feira (27).

 

Em uma entrevista coletiva, o presidente americano deixou claro que ficou lisonjeado com o convite.

 

"O primeiro-ministro Abe me disse, muito especificamente: 'Você é o convidado de honra'. Há apenas um convidado de honra... Sou o convidado de honra no maior evento que eles tiveram em mais de 200 anos", disse Trump. "Nos damos muito bem com o Japão", afirmou.
A abdicação de Akihito foi a primeira em 202 anos de história imperial do Japão.

 

O imperador Akihito (à direita) acena para admiradores durante a aparição pública de Ano Novo, no dia 2 de janeiro. O príncipe Naruhito, que aparece à esquerda na foto, assumiu o trono no dia 1º de maio, dando início à nova era imperial - a Reiwa. â?? Foto: Eugene Hoshiko/AP

Foto: Eugene Hoshiko/AP

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Horas antes da chegada de Trump, um terremoto de força média atingiu o leste do Japão, causando agitação de edifícios em Tóquio. O epicentro foi o sul de Chiba, a sudeste da capital, a prefeitura onde Trump deve jogar golfe no domingo. Nenhum alerta de tsunami foi emitido e não houve relatos imediatos de danos.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.