28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
08/06/2019

Trump diz que chegou a acordo migratório e suspende tarifas sobre o México

Foto: Reprodução

Donald Trump suspende tarifas a produtos do México

 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que chegou a um acordo com o México e, assim, suspendeu a aplicação de taxas a produtos importados mexicanos programada para começar na segunda-feira.

 

As taxas, que aumentariam mês a mês até um patamar máximo de 25%, faziam parte de uma estratégia de Trump para forçar o México a tomar medidas contra o fluxo de imigrantes ilegais rumo aos EUA. As detenções de imigrantes na fronteira entre os dois países atingiram em maio maior nível em uma década.

 

Em mensagem no Twitter, o presidente norte-americano disse que o México concordou em adotar "fortes medidas" para controlar o problema migratório.

 

Veja também

Ao lado de Macri, Bolsonaro pede 'responsabilidade' e 'razão' a eleitores argentinos

Enfermeiro assassino em série é condenado à prisão perpétua na Alemanha

 

"Isso está sendo feito para reduzir significativamente ou eliminar a imigração ilegal que sai do México rumo aos Estados Unidos", escreveu Trump.

 

 
Melania e Donald Trump embarcam no Air Force One rumo a Washington após visita à Europa â?? Foto: Carlos Barria/Reuters

 

Caso Trump e o México não tivessem chegado a nenhum acordo, os produtos importados mexicanos sofreriam taxação gradual, que começaria em 5% a partir desta segunda-feira (10). Veja o calendário abaixo:

 

Taxação de 5% a partir de 10 de junho;


10% a partir de 1º de julho;


15% a partir de 1º de agosto;


20% a partir de 1º de setembro;


25% a partir de 1º de outubro;


Permanecer em 25% indefinidamente.


Os detalhes e os termos do acordo fechado nesta sexta-feira ainda não foram divulgados.

 

Negociações em Washington


Marcelo Ebrard, ministro de Relações Exteriores do México, dá entrevista após outro dia de reuniões em Washington com o governo dos EUA â?? Foto: Leah Millis/Reuters

 

Representantes do governo mexicano, inclusive o ministro de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, estavam em Washington em reuniões na Casa Branca para tentar convencer o governo norte-americano a desistir das tarifas.

 

Mais cedo, o presidente dos EUA disse ter visto "boa chance" de que os dois países chegassem a um acordo. "Se conseguirmos [...], eles começarão a comprar produtos agrícolas em altas quantidades, começando imediatamente", afirmou Trump, pelo Twitter.

 

Soldados da Guarda Nacional do México em Tapachula, cidade próxima à fronteira com a Guatemala â?? Foto: Jose Torres/Arquivo/Reuters

 

Em uma tentativa de agradar Trump, o México anunciou na quinta-feira o deslocamento de cerca de 6 mil soldados da Guarda Nacional rumo à fronteira com a Guatemala.

 

Nem todos os migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos pela fronteira sul são mexicanos – grande parte vem de países como Guatemala, El Salvador e Honduras. Muitas vezes em caravanas, os grupos atravessam o México até a divisa com o território norte-americano.


Pressão pelo muro


Bandeiras americanas em um muro privado na fronteira entre Estados Unidos e México em Ciudad Juárez. â?? Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

 

Trump prometeu endurecer a política migratória nos Estados Unidos ainda durante a campanha presidencial de 2016, quando prometeu construir um muro na fronteira com o México – e fazer o país vizinho pagar pela obra.

 

No ano passado, quando o Partido Democrata conseguiu maioria na Câmara dos Representantes, Trump travou uma batalha política para aprovar recursos destinados à construção do muro. Os oposicionistas se negaram, o Congresso não aprovou orçamento a tempo, e o governo ficou paralisado por mais de um mês.

 

Como Trump não conseguiu convencer os congressistas a aprovarem o orçamento com a verba destinada ao muro, o presidente declarou emergência nacional, em fevereiro, para garantir o início da obra. A taxação anunciada nesta quinta-feira está entre as prerrogativas dessa declaração emergencial.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A Câmara dos Representantes e o Senado aprovaram uma resolução que revertia a declaração de emergência de Trump, mas o presidente exerceu o poder de veto para manter o status na fronteira.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.