23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/05/2020

Trump diz que está tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia

Foto: Reprodução

Presidente americano afirma que não está infectado pela Covid-19 e toma uma pílula por dia

O presidente dos EUA, Donald Trump afirmou nesta segunda-feira que "vem tomando uma pílula de hidroxicloroquina" diariamente, há uma semana e meia, mesmo sem sintomas da Covid-19 e contrariando as recomendações das autoridades sanitárias do país. A declaração foi feita a um grupo de repórteres na Casa Branca.

 

— Perguntei a um médico da Casa Branca o que ele pensava. Me perguntou se eu queria tomar, eu disse que sim. Muitos profissionais de saúde da linha de frente estão tomando hidroxicloroquina. Eu não usei antes porque, bem, as pessoas diriam que eu sou dono da empresa [fabricante] — afirmou, dizendo não ter apresentado efeitos colaterais do medicamento. — Veja os médicos e enfermeiras. Muitos estão usando isso. De forma preventiva.

 

Trump declarou ainda que não foi exposto ao novo coronavírus, e que é testado a cada dois dias, "sempre com resultados negativos" para a infecção. Ele não revelou o nome do médico da Casa Branca que ofereceu o medicamento ou de onde recebeu informações sobre o uso da hidroxicloroquina por profissionais da saúde.

 

Veja também

 

Trump diz que governo dos EUA trabalha com outros países em vacina

 

EUA registra 1.680 mortes por coronavírus em 24 horas

No início da pandemia, Donald Trump afirmava que a hidroxicloroquina era o medicamento mais promissor para enfrentar a doença, e passou a defender o seu uso, mesmo amparado em poucos e questionados estudos científicos sobre sua eficácia. Ao longo do tempo, novos estudos mostraram que a droga, usada para o tratamento de doenças como a malária e o lúpus, não trazia benefícios no tratamento da Covid-19.

 

Em março, a Agência de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês), que regula os medicamentos nos EUA, emitiu recomendação para que as pessoas não usassem a hidroxicloroquina e a cloroquina a por conta própria e fora do ambiente hospitalar, como reconheceu ter feito Donald Trump. Os estudos sobre o uso das sustâncias mostram que ela pode ter efeitos colaterais graves em pacientes da Covid-19, como paradas cardíacas.

 

A agência ainda fez um apelo aos profissionais de saúde para que levem em consideração os riscos envolvidos, e relembra que, até o momento não há provas concretas de que as drogas sejam efetivas para evitar ou combater a Covid-19.

 

Também há fortes divergências dentro da força-tarefa do governo federal americano para a pandemia, especialmente na figura do epidemiologista Anthony Fauci, alvo constante dos ataques presidenciais. Um cientista que chefiava equipes em um órgão do governo que trabalhava em uma vacina foi demitido em abril justamente por se opor ao uso da hidroxicloroquina nos termos em que o presidente defendia. Rick Bright, diretor da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico do Departamento de Saúde, foi realocado para um cargo inferior no Instituto Nacional de Saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

A série de estudos mostrando não haver eficácia comprovada parecia ter demovido Trump da ideia de promover a hidroxicloroquina e a cloroquina como drogas potencialmente salvadoras. Tanto que as menções aos seus nomes, frequentes em março e abril, praticamente sumiram dos discursos e entrevistas, mesmo por parte de seus apoiadores nos EUA. Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro, um aliado de Trump, seguiu defendendo o uso das substâncias, mesmo contra as recomendações de técnicos e de dois agora ex-ministros da saúde, Luiz Henrique Mandettae Nelson Teich.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.