20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/01/2021

Trump proíbe transações com aplicativos de pagamento chineses

Foto: Reprodução

Medida entra em vigor em 45 dias, quando o presidente americano já terá sido substituído por Joe Biden

O presidente Donald Trump ordenou nesta terça-feira a proibição de transações, nos EUA, de oito plataformas de pagamento digital chinesas, incluindo a Alipay do Ant Group, em 45 dias, quando ele não estará mais no cargo.

 

A ordem é a última oferta do governo cessante para usar os poderes de segurança nacional contra as empresas de tecnologia da China, mas caberá ao presidente eleito Joe Biden decidir se a política deve ser cumprida.

 

A ordem executiva, que orientou o Departamento de Comércio a redigir regras que definem quais pagamentos serão proibidos, afetará a Carteira QQ e o pagamento do WeChat da Tencent Holdings, bem como o CamScanner, SHAREit, VMate e WPS Office.

 

Veja também

 

China condena empresário à morte por corrupção e bigamia

 

EUA: ambulâncias são orientadas a escolher pessoas com mais chance de sobreviver

 

A ordem provavelmente enfrentará desafios legais semelhantes àqueles usados contra os esforços anteriores do presidente para forçar a venda do TikTok, do proprietário chinês ByteDance , e banir o aplicativo de mensagens do WeChat. Mas Biden também pode pausar ou cancelar a política ao assumir o cargo.

 

Negócio da China: Empresas americanas e europeias miram consumidor chinês para compensar crise no Ocidente

 

O secretário de Comércio, Wilbur Ross, emitiu um comunicado dizendo que instruiu seu departamento a cumprir o pedido.

 

“Eu defendo o compromisso do presidente Trump em proteger a privacidade e a segurança dos americanos contra as ameaças do Partido Comunista Chinês - disse ele.

 

Embora o pedido vise plataformas chinesas proeminentes, aplicativos como WeChat Pay e Alipay têm sua maior base de clientes na grande China e o número de usuários nos EUA é relativamente pequeno.

 

A ordem pode interromper significativamente os sistemas de comércio internacional que funcionam além das fronteiras internacionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

É também o mais recente golpe para o cofundador da Ant, Jack Ma, que não tem sido visto em público desde que os reguladores chineses suspenderam o IPO de US $ 35 bilhões da Ant e lançaram uma investigação antitruste no Alibaba.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.