16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
15/11/2020

TSE estima que resultado das eleições sairá em no máximo cinco horas após fechamento das urnas

Foto: Reprodução

Tribunal fez último teste na segurança do sistema de votação e confirmou sua integridade

 O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, acompanhou no final da manhã deste sábado o último teste na segurança do sistema de contabilização dos votos das urnas eletrônicas e afirmou que o resultado do pleito deste domingo deve ser divulgado em no máximo cinco horas após o fechamento das urnas -que será às 17h.

 

Apesar de essa ser a estimativa máxima, geralmente a apuração parcial do resultado da votação permite que os candidatos vencedores sejam conhecidos poucas horas após o fechamento das urnas.

 

— Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser em um regime democrático — afirmou Fachin.

 

Veja também

 

Manual do eleitor: confira o horário e as medidas recomendadas para a votação em função da pandemia do novo coronavírus

 

Mais de 15 mil candidatos vão às urnas domingo com pendências na Justiça eleitoral


Neste ano, o TSE concentrou a contabilização do resultados das eleições em um único “datacenter” sediado em Brasília. Nas eleições anteriores, cada Tribunal Regional Eleitoral de cada estado contablizava os votos e os repassava para o TSE. Segundo o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, a mudança vai trazer agilidade ao pleito.

 

— Teremos um único ponto de totalização, com ganho de segurança e performance — afirmou.

 

O teste de segurança realizado hoje atestou a integridade do sistema de votação e garantiu que está pronto para o pleito deste domingo, afirmou Giuseppe.

 

Eleições na pandemia


Em coletiva de imprensa, Fachin novamente assegurou que as zonas eleitorais terão “segurança sanitária” para que o eleitor compareça para exercer seu voto, apesar da pandemia do Covid-19.

 

— A mensagem que a Justiça Eleitoral tem a dar ao eleitorado brasileiro é direta e objetiva: há segurança sanitária para o exercício do direito ao voto. O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de sua cidade. Não deixem de fazê-lo — afirmou Fachin.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

O ministro pediu que os eleitores compareçam utilizando máscara e respeitem distanciamento de um metro nas filas de votação.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.