16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
03/07/2019

Tubarão Greenland, um dos maiores e mais antigos seres da Terra. CONFIRA FOTOS E VÍDEO

Foto: Reprodução

Os animais mais velhos do mundo

Se você está procurando por um Tubarão Greenland, ou tubarão da Groenlândia, oriundo do Atlântico Norte e do Ártico, é importante ter uma boa compreensão de suas dimensões físicas.

 

Os tubarões da Groenlândia estão entre os maiores tubarões do mundo. São comparáveis, em tamanho, aos grandes brancos. Eles são conhecidos por crescer tanto quanto 6,4 metros e tão pesados quanto 1.000 kg, embora o típico tubarão da Groenlândia pese cerca de 400 kg e tenha cerca de 2,44 a 4,8 metros de comprimento.

 

O cineasta submarino Adam Ravetch comenta sobre o raro encontro que teve com este peixe “pré-histórico”, o tubarão Greenland, quando filmava um longa cujo título é: The Artic 3D.

 

Veja também

 

Imagens mostram infestação de ratos em fornecedora de alimentos para presídios e escolas do RJ. Veja o vídeo

 

Mulher com forte dor de ouvido descobre a causa: tinha uma lagartixa viva dentro dele


Tubarão Greenland, e sua carne tóxica

 

 

O Tubarão Greenland engolindo um filhote de foca. (Foto: Google)


A carne de tubarão pode causar sintomas em humanos semelhantes a embriaguez grave. As neurotoxinas em sua carne podem até mesmo ser incapacitantes para cães. Esta toxicidade é devida ao óxido de trimetilamina (TMAO) no tecido da carne, que ajuda o peixe a estabilizar suas enzimas e proteínas estruturais contra os efeitos debilitantes da alta pressão, e de água fria.

 

Espécie tímida e não agressiva

 


O tubarão Greenland, não é uma espécie agressiva ao ser humano. E além do mais, é uma espécie extremamente tímida. Ela não foi sequer capturada em filme pela primeira vez até 1995, e demorou mais 18 anos para que alguém conseguisse um vídeo que mostrasse o tubarão em seu ambiente natural.

 

Espécie mais antiga da Terra

 


Agora foi descoberto um animal que alguns disseram ter 512 anos de idade, outros, como a BBC, o fixam em 400; e a National Geographic alega que os cientistas encontraram o tubarão aos 272 anos de idade.

 

A verdade, não importa em qual versão você queira acreditar – a última parece mais plausível – é que o tubarão da Groenlândia é o vertebrado de vida mais longa do planeta. Uma vez amplamente caçado por seu óleo de fígado, hoje é considerado de captura acidental. Para alguns pescadores, sua captura é tão bem-vinda quanto pisar no cocô de cachorro.

 

Tubarões Greenland ficam cegos


Eles acabam ficando cegos por parasitas que grudam em seus olhos e não saem mais. Isso não impede de se alimentarem porque “além de viverem nas profundezas, onde há pouca luz, eles têm um olfato super-desenvolvido para achar suas presas”. O cineasta que conseguiu filmá-lo disse que o animal.

 

É uma peça fabulosa do quebra-cabeça do ecossistema ártico

 


Fotos: BBC


De acordo com smithsonianmag.com: “Os tubarões também têm uma expectativa de vida notável. Os cientistas recentemente usaram técnicas de datação por radiocarbono na lente do olho de um tubarão da Groenlândia. Descobriram que podem viver por mais de 272 anos, tornando a espécie o vertebrado vivo mais longevo do planeta.”

 

Assista ao vídeo: 

 

 

 
Mar Sem Fim / O Estado de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.