28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/08/2019

Tubarão que pode ter mais de 500 anos é filmado por cientistas. VEJA FOTOS E VÍDEO

Foto: Reprodução

Para o professor responsável pelas pesquisas, Kim Praebel, tais tubarões são verdadeiras - ápsulas do tempo-- vivas

Cientistas acreditam ter encontrado o vertebrado mais velho do mundo, um tubarão-da-Groelândia com idade superior a 500 anos.

 

Como essa espécie só cresce 1 cm por ano, os pesquisadores calcularam sua idade com base em seu tamanho, atualmente 5,5 m, e datação por radiocarbono. Sendo assim, o animal teria entre 272 e 512 anos.

 

Cientistas acreditam ter encontrado o vertebrado mais velho do mundo, um tubarão-da-Groelândia com idade superior a 500 anos. Como essa espécie só cresce 1 cm por ano, os pesquisadores calcularam sua idade com base em seu tamanho, atualmente 5,5 m, e datação por radiocarbono. Sendo assim, o animal teria entre 272 e 512 anos.

 

 Veja também

 

Casal curte 'noite de amor' em Motel, tenta pagar com cartão do Bolsa Família e vira caso de polícia

 

Que horror! Conheça os irmãos gémeos, viciados em plásticas, que são apresentadores famosos da televisão francesa

 

Para o professor responsável pelas pesquisas, Kim Praebel, tais tubarões são verdadeiras “cápsulas do tempo” vivas, informou ao The Sun.

 

 

 

Embora os cientistas nunca tenham visto o animal caçando, acredita-se que o tubarão -da- Groenlândia se alimente de peixes. No entanto, restos de rena e de cavalo foram encontrados em seus estômagos. Além de viver tempo demais, o animal é considerado uma iguaria na Islândia, embora sua carne seja venenosa, exigindo trato especial.

 

 

Fotos: Reprodução 

 

A existência de tais animais poderá ajudar os pesquisadores a analisarem os efeitos da poluição do mar ao longo dos séculos. Isto porque alguns tubarões de tal espécie supostamente já viviam antes da Revolução Industrial.

 

 

O estudo das células do animal poderá também revelar o segredo da longevidade do tubarão . Isto ajudaria os cientistas entender o que determina a expectativa de vida em diferentes espécies, inclusive a humana.

 

iG / Mundo Insólito

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.