18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/11/2022

Turbinando o skincare: 12 óleos para incluir na rotina da pele

Foto: Reprodução

Especialista elenca óleos com ativos importantes para a pele; veja quais podem te ajudar a turbinar o skincare

A desmistificação de vários mitos no skincare fez com que vários produtinhos retornassem as prateleiras, entre elas estão os óleos faciais. Embora seu uso tenha sido associado ao aumento da oleosidade, isso nada tem a ver! Eles possuem diversos benefícios como sua grande ajuda na absorção de cremes pela nossa pele.

 

Além disso, os óleos têm componentes com ação calmante, cicatrizante, clareadora, rejuvenescedora e podem ser usados em todos os tipos de pele.

 

Apesar de os óleos serem perfeitos para turbinar a rotina de skincare, é necessário saber diferenciá-los. Isso porque, existem os óleos faciais, próprios para uso direto na pele de acordo com suas indicações de aplicação. Por outro lado, há também os óleos essenciais, que precisam ser diluídos em cremes hidratantes ou outro veículo, como óleo vegetal de amêndoas ou de coco, para então ser aplicado sobre a pele.

 

Veja também

 

Olheiras: como prevenir e tratar efetivamente a condição

 

O envelhecimento depende de você: dicas para retardar o envelhecimento da pele

Mesmo com essa diferenciação, a dermatologista Adriana Vilarinho garante: “todos possuem princípios ativos que hidratam a pele, melhoram a textura e aumentam a retenção de água sobre a pele. Podem ser utilizados na rotina da manhã, antes do hidratante com filtro solar, e na rotina da noite, antes do sérum”.

 

A especialista também elencou óleos para problemas específicos de pele. Confira a seguir quais são e inclua também na sua rotina de skincare!

 

ÓLEOS PARA PELE SECA


As opções são os óleos de Lavanda, Rosa Mosqueta, Óleo de Palmarosa e Óleo de Gerânio. Todos são utilizados para diversos tratamentos, já que possuem ação calmante, cicatrizante, clareadora, rejuvenescedora, anti-oleosidade e antisséptica.

 

PELE OLEOSA 


Quem disse que esse tipo de pele não precisa de óleos na skincare, não é mesmo? Neste caso, a dermatologista explica que os mais indicados são óleos essenciais como Tea Tree (Melaleuca), óleo de Esqualano e o óleo de Jojoba. Contudo, vale lembrar: eles precisam ser diluídos em cremes ou outros veículos.

 

PARA QUEIMADURAS, CORTES E FERIDAS 


A indicação para quem quer melhorar o aspecto da pele é o óleo de lavanda, que entre seus benefícios estão o equilíbrio da oleosidade, sendo indicado inclusive para peles acneicas. Também possui propriedades tônica, anti-inflamatória e adstringente e serve para todos os tipos de pele.

 

ANTIFÚNGICO, ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIBACTERIANO


Indicado também para peles acneicas, o óleo de calêndula ajuda a melhorar a aparência geral da pele, promovendo hidratação e firmeza.

 

HIDRATAÇÃO E COMBATE A RUGAS 


Para quem quer deixar a pele hidrata e se livrar das rugas, a dica da especialista é o óleo de palmarosa. Afinal, ele ajuda a clarear manchas, combate dermatites, rugas e flacidez e pode ser utilizado todos os tipos de pele.

 

ANALGÉSICO E ANTI-INFLAMATÓRIO


As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias são indicadas principalmente para quem possui problemas com acne e psoríase ou ainda para quem possui a pele sensível. Nesse sentido, a indicação é o óleo de Camomila, já que é acalma a cútis.

 

COMBATE A CASPA E OLEOSIDADE


Indicado para os cabelos, o óleo de sálvia também serve para o excesso de sebo na pele. Ele ajuda a controlar a acne e, de acordo com a dermatologista, melhora a aparência de rugas na pele madura, pois age como regenerador celular.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

DILUINDO ÓLEOS ESSENCIAIS


Por fim, vale lembrar que entre os óleos listados estão também óleos essenciais, que não devem ser aplicados diretamente sobre a pele ou couro cabeludo. “É necessário misturá-los com óleos vegetais (coco, oliva, amêndoas, semente de uva) ou em cremes mais neutros de acordo com o tipo de pele. Para cada 5ml de óleo vegetal ou 2 colheres de sopa de creme hidratante — use no máximo 3 gotinhas de óleo essencial”, finaliza a médica. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.