29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/08/2021

Um ano e meio após suspensão das aulas presenciais, estudantes de baixa renda devem receber auxílio-internet

Foto: Reprodução

Em comissão no Senado, Fábio Faria afirmou que leilão do 5G contemplará maioria das escolas

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou a criação de auxílio-internet para alunos de baixa renda. No entanto, ainda não há detalhes sobre o valor e a data de implementação da medida, que está em fase final após 17 meses de suspensão das aulas presenciais. As declarações foram dadas à Comissão da Covid-19 no Senado nesta segunda-feira.

 

Segundo Faria, a ideia inicial era promover o benefício por meio de uma Medida Provisória (MP), o que não será mais necessário. Agora, será realizado junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A parceria, que também conta com o Ministério da Educação (MEC), deve contemplar 14 milhões de jovens em todo o Brasil:

 

— Nós estamos desenvolvendo aqui um auxílio de internet para os estudantes de baixa renda. (...) Nós teremos em torno de R$ 100 milhões para conectar 14 milhões de estudantes que não têm acesso, levando para eles ensino, mais de 5 mil livros para que eles possam estudar e, também, para os pais, a gente vai oferecer cursos de garçom, de cabelereira, qualquer formação rápida para que possam ter algum sustento.

 

Veja também

 

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira; confira os detalhes

 

Encceja: Inep disponibiliza apostilas para estudo

 

Ministro das Comunicações diz ter 'certeza' que Congresso ouvirá Executivo  | Poder360

Ministro das Comunicações, Fábio Faria

 

No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra lei — vetada por ele — que obriga acesso à internet a estudantes da rede pública. Pelo texto, R$ 3,5 bilhões deveriam ser transferidos a estados e municípios em um mês, prazo que venceu em 10 de julho.

 

 

A lei foi promulgada pelo governo em 11 de junho, quando passou a vigorar. O Congresso Nacional já havia derrubado o veto do presidente no início do mês. Para fins de comparação, o valor do auxílio anunciado por Faria representa apenas 2,85% do que deveria ser destinado pela lei.

 

Leilão do 5G

 

Dois meses após a suspensão de aulas presenciais, alunos, pais e  professores relatam como está a educação durante a pandemia | Educação | G1

Fotos: Reprodução

 

Durante a audiência, o ministro declarou que a tecnologia 5G deve alcançar toda a rede pública de ensino. Há ressalvas, porém, quanto a colégios em localidades remotas, sem energia elétrica:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

— Nenhuma escola no Brasil, seja urbana, seja rural, ficará sem internet. Todas elas serão contempladas com o leilão do 5G, que deve ocorrer nos próximos meses — afirmou Faria, que completou: — Nós teremos menos de 10 mil escolas que ficarão sem internet no Brasil, que são escolas em localidades muito remotas, muito pequenas, que não têm energia elétrica. A partir do momento em que elas receberem energia elétrica, a gente vai e instala o ponto de internet.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.