24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/06/2020

Um dia extraordinário, diz 1ª mulher a chegar ao ponto mais fundo da Terra

Foto: Reprodução

Kathy Sullivan e Victor Vescovo visitaram o fundo da Depressão Challenger, quase 11 mil metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico. A ex-astronauta dé a primeira mulher a obter esse feito.

Pela primeira vez, uma mulher chegou ao ponto mais profundo da Terra. No último domingo 7, a ex-astronauta da Nasa Kathy Sullivan, de 68 anos, visitou o fundo da Depressão Challenger, quase 11 mil metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, na Fossa das Marianas, próximo às Ilhas Marianas.

 

A pressão no local é cerca de mil vezes maior do que ao nível do mar.

 

"Como híbrida de oceanógrafa e astronauta, este foi um dia extraordinário, um dia único na vida, vendo a paisagem lunar da Depressão Challenger e depois comparando notas com meus colegas da ISS sobre nossas extraordinárias naves reutilizáveis", disse Sullivan em um comunicado.

 

Veja também

 

PF indicia Andrea Neves por obstrução da Justiça após recebimento de informações sigilosas

 

Irmão mais velho faz corte diferente no irmão de cinco anos: ‘igual ao de um vovô’

 

Este não é o primeiro recorde da ex-astronauta. Ela entrou para a Nasa em 1978 e fez parte da histórica missão STS-41-G, o sexto voo do ônibus espacial Challenger —coincidência de nomes?— e o primeiro a incluir duas mulheres a bordo. Em outubro de 1984, Sullivan foi a primeira mulher norte-americana a andar no espaço, ao ficar três horas e 29 minutos fora da nave.

 

Kathy Sullivan em foto da época em que era astronauta da Nasa.

 

Na viagem ao fundo do oceano, Sullivan estava acompanhada de Victor Vescovo, um empresário que também é explorador do oceano profundo. Os dois estavam no submarino Limiting Factor. A dupla ficou cerca de dez horas a bordo, e a descida durou um total de quatro horas.

 

 

A aventura histórica foi parte a expedição Ring of Fire, organizada pela empresa Caladan Oceanic, de Vescovo. No ano passado, eles exploraram os cinco pontos mais profundos da Terra. Desta vez, a expedição teve o objetivo de filmar a Depressão Challenger. Logo após a aventura, a dupla conversou com os astronautas que atualmente estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e que também fizeram história por viajarem em uma nave privada feita pela SpaceX.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

No Twitter  Kathy Sullivan publicou, detalhes acerca da demora para descer e subir, profundidde, pressão e graus dentro do subsolo.

  

 

Uol


 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.