29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
26/03/2021

Vídeo cria viagem da Terra até buraco negro a 55 milhões de anos-luz

Foto: Reprodução

Obviamente, a velocidade da jornada é muito mais rápida do que qualquer espaçonave construída pela humanidade até agora

O Observatório Europeu do Sul (ESO) publicou um vídeo incrível de uma viagem da Terra até o buraco negro no centro da galáxia Messier 87 (M87). O percurso que duraria 55 milhões de anos-luz foi resumido em menos de um minuto.

 

Obviamente, a velocidade da jornada é muito mais rápida do que qualquer espaçonave construída pela humanidade até agora. Entretanto, o registro mostra como os astrônomos evoluíram em seus estudos sobre o universo.

 

O vídeo inicia no Observatório ALMA no Chile e é orientado pelas constelações de Virgem e Leão. Assim, ele inicia a aproximação até a M87 e mergulha no núcleo da galáxia supergigante.

 

Veja também

 

Meteoro 'bola de fogo' atravessa céu do Sudeste brasileiro. VEJA VÍDEO

 

Moléculas complexas de carbono são detectadas pela 1ª vez no espaço

 

No fim, o espectador encontra o primeiro buraco negro que os cientistas obtiveram uma imagem direta em 2019. Ao invés da antiga foto desfocada, agora é possível ver o recente registro que revela as trilhas giratórias do campo magnético.

 

 

Nova imagem do buraco negro na Messier 87


Divulgada nesta semana, a nova imagem do buraco negro na M87 foi captada pela Event Horizon Telescope (EHT). Esse é o resultado do trabalho de uma equipe internacional com mais de 300 cientistas que usam uma rede de telescópios para realizar a observação.

 

Imagem do buraco negro divulgado pelo EHT.

Foto: Reprodução

 

Ao combinar dados de oito telescópios, os profissionais conseguiram ampliar a imagem até identificar os campos magnéticos. O trabalho é um marco importante e possibilita entender a física por trás da imagem registrada em 2019.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Segundo os pesquisadores, ela pode aumentar significativamente a nossa compreensão dos buracos negros. Principalmente, quando se trata dos jatos energéticos expelidos de seu núcleo – comportamento que ainda é um mistério para os astrônomos.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.