18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
11/04/2022

Vídeo mostra estudantes sendo socorridos durante crise coletiva de ansiedade em escola estadual. VEJA AS IMAGENS

Foto: Reprodução

Caso ocorreu na sexta (8), na Erem Ageu Magalhães, Zona Norte. Samu atendeu 26 alunos.

Um vídeo mostra o momento em que estudantes de uma escola estadual na Zona Norte do Recife foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante uma crise coletiva de ansiedade, na sexta-feira (8).

 

O caso ocorreu na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, no bairro de Casa Amarela. Os alunos relataram sintomas como falta de ar, tremor e crises de choro. O pai de uma aluna disse que o cenário era "de filme de terror".

 

As imagens mostram ambulâncias estacionadas e vários alunos no chão, alguns deitados e outros sentados, sendo amparados por profissionais do Samu e por outros colegas. No momento em que o vídeo foi gravado, os estudantes que não passaram mal estavam sendo retirados do colégio.

 

Veja também 

 

Após discutir com a esposa, militar aposentando ateia fogo em apartamento na praia do morro no Rio de Janeiro. VEJA VÍDEOS

 

BRIGA DE TRÂNSITO! Homem tenta agredir motorista de outro carro e é morto a tiros. TUDO FILMADO. VEJA VÍDEO

As aulas foram suspensas naquele dia e os alunos, liberados. O vídeo foi borrado para proteger a identidade dos estudantes, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que as aulas devem ocorrer normalmente nesta segunda (11).

 

A secretaria estadual também declarou que a escola realiza um trabalho voltado à educação emocional dos alunos, incluindo orientações dos jovens e dos responsáveis deles sobre esse tema

 

Por meio de nota, o Samu informou que foi preciso acionar 16 profissionais em seis ambulâncias e duas motocicletas para o atendimento. "Os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia, foram atendidos no local e não precisaram de remoção para unidades de saúde", disse o serviço.

 

Alunos tiveram crise coletiva de ansiedade em escola estadual no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

 

A crise de ansiedade desencadeou uma reação em cadeia que atingiu várias turmas da escola. Em poucos minutos, alunos de outras salas de aula começaram a gritar, e seus gritos podiam ser ouvidos pelos corredores, segundo estudantes que presenciaram o ocorrido.

 

De acordo com o psicoterapeuta cognitivo-comportamental Igor Lemos, ouvido pelo g1 no sábado (9), alguns fenômenos psicológicos podem ser desencadeados de forma coletiva. O profissional explicou que existe o chamado "adoecimento partilhado", que age como "efeito dominó".

 

Samu informou que 26 alunos de escola estadual tiveram crise de ansiedade — Foto: Reprodução/WhatsApp

Fotos: Reprodução 

 

A mãe de uma aluna do 1º ano do ensino médio da escola, que foi atendida pelo Samu depois de passar mal, contou ao g1 que a filha, de 15 anos, não se sente segura em voltar às aulas nesta segunda (11). "Ela está com medo de ir à escola", afirmou.

 

Segundo a mulher, que preferiu não se identificar, a jovem faz uso de medicação para controlar a ansiedade. A mãe disse que, quando chegou na escola, a filha estava ao lado da ambulância, deitada na grama.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O pai de uma aluna, também do 1º ano, relatou que "o cenário era de filme de terror". Ele contou que a filha presenciou correria e tumulto e avisou que estava voltando para casa após ser liberada pelo colégio.

 

Fonte: G1

 

VEJA VÍDEO:

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.