29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
23/06/2022

Varíola dos macacos: doença pode virar emergência de saúde mundial

Foto: Reprodução

Comitê de emergências da OMS deve decidir nesta quinta (23/6) se doença precisa de uma resposta de saúde pública internacional coordenada

O comitê de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) deve decidir, nesta quinta (23/6), se mudará a classificação do surto de varíola dos macacos para emergência pública de interesse internacional. Este é o patamar em que está a Covid-19. O resultado da reunião, que acontecerá a portas fechadas, deve ser divulgado nos próximos dias.

 

O novo status visa alertar a comunidade internacional para a doença e organizar como será a ação mundial para evitar que o vírus continue se espalhando.

 

No site da OMS, a emergência de saúde pública de interesse internacional é definida como “um evento extraordinário que é determinado como o risco de saúde pública para outros Estados através da propagação internacional de uma doença que potencialmente requer uma resposta internacional coordenada”.

 

Veja também

 

Varíola dos macacos: 2º caso no Brasil recebe alta e deixa isolamento

 

Varíola dos macacos: OMS anuncia resposta unificada contra doença

 

Caso seja aprovado, o comitê de emergências da OMS deve propor recomendações temporárias sobre como prevenir e reduzir a transmissão da varíola dos macacos, e decidir a resposta de saúde pública global.

 

Apesar do alerta, a entidade não considera que a varíola dos macacos possa causar uma nova pandemia, já que a doença é conhecida, não tem transmissão fácil e possui não só vacina com cerca de 85% de eficácia, mas também alguns medicamentos aprovados para combatê-la.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A varíola humana – causada por um vírus muito parecido – foi erradicada em 1979 e, no Brasil, pessoas nascidas antes de 1973 foram imunizadas na infância contra o vírus. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.