25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
12/11/2019

Varizes vaginais na gravidez podem ser evitadas com 7 cuidados bem simples

Foto: Reprodução

Gravidez é um processo que envolve muitas mudanças no corpo

 A gravidez é um processo que envolve muitas mudanças no corpo. Embora seja uma experiência incomparável, também pode causar efeitos que causam desconforto nas mulheres.

 

Náuseas, retenção de líquidos e azia são problemas conhecidos. Mas há outra condição sobre a qual pouco se fala: varizes vulvares ou vaginais.


O que são varizes vulvares ou vaginais?

 

gravida gravidez barriga 0719 1400x800

 

Como o nome indica, são veias varicosas que aparecem na superfície externa dos genitais femininos (a vulva). Surgem na gravidez porque nesta fase há uma alteração na circulação sanguínea, que faz com que o sangue pare e se acumule nas veias.

 

Veja também

 

Candidíase: doença é comum, mas deve ser tratada em consultório

 

Assunto polêmico! Ciência explica a origem do orgasmo feminino. VEJA

 

Há um aumento na pressão das veias em direção aos membros inferiores, causada pela compressão que o útero exerce na veia cava inferior e nas veias da pelve. Isso pode ser agravado se a mulher permanecer em pé ou sentada por muito tempo.

 

gravidez barriga gravida 0519 1400x800

 

As varizes se manifestam através de protuberâncias azuladas sinuosas. Elas geralmente desaparecem naturalmente após o parto, mas podem deixar inchaço e desconforto na vulva depois do nascimento do bebê.

 

Este desequilíbrio circulatório não só causa essas varizes, mas também pode provocar as varizes nas pernas e as hemorroidas.

 

varices en piernas shutterstock

 

Como prevenir e tratar varizes vaginais


A organização médica da Mayo Clinic recomenda:

 

mudar constantemente de posição
evitar ficar em pé ou sentada por longos períodos de tempo
deitar-se com as pernas levantadas, para melhorar a circulação
não usar roupas apertadas
não usar sapatos com um salto maior do que 3 centímetros
consumir alimentos ricos em fibras para não sofrer de constipação, pois a prisão de ventre também pode favorecer o surgimento de varizes
fazer atividades físicas leves, como natação, ioga ou caminhadas

 

mujer embarazada levantando las piernas shutterstock 1176689263

 

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de realizar exercícios. Se as varizes já apareceram, você pode aplicar compressas frias na área, que ajudam a aliviar o desconforto.


Varizes: causas e tratamentos

 

Truque no seu quarto é capaz de prevenir aparecimento de varizes
Grávida que NÃO quer ter varizes deve seguir estes 6 passos preventivos
Varizes podem doer mais à noite: veja por que e como aliviar rapidamente

 

Truque no seu quarto é capaz de prevenir aparecimento de varizes

 

varizes nas pernas 0119 1400x800

 

O comprometimento no funcionamento de veias que impede a circulação do sangue resulta em aumento da pressão arterial e dilatação da parede do vaso, provocando assim o surgimento de varizes.

 

De acordo com a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, os sintomas iniciais de varizes são: retenção de líquido, cansaço nos membros inferiores, mudanças de coloração na pele, inchaço persistente e, ao longo do tempo, até mesmo feridas.

 

pernas panturrilha varizes 1018 1400x800

 

Controle e manutenção do peso, prática de atividades físicas, cuidados com a alimentação e uso de ataduras e meias de compressão são algumas das formas mais conhecidas de evitar e aliviar os desconfortos causados pelas varizes. Mas saiba que existe ainda um truque simples no quarto que pode prevenir o aparecimento do problema.

 

Dica simples para prevenir varizes

 

 

pernas mulher cama 0119 1400x800

 

Uma forma prática de evitar o surgimento de varizes é por meio de uma mudança simples no quarto: colocar um calço nos pés da cama. Deixar a parte inferior do móvel um pouco acima do nível do chão faz com que as pernas fiquem um pouco mais elevadas na hora do descanso.

 

pernas inquietas cama 1016 1400x800

 

Quando as pernas ficam mais elevadas do que o resto do corpo, o sangue é capaz de sair dos membros inferiores e voltar para o coração, melhorando assim a circulação sanguínea e, consequentemente, evitando surgimento de varizes e inchaço e cansaço nas pernas e nos pés.

 

varizes pernas veias 0518 1400x800

Fotos: Reprodução

 

O envelhecimento é uma das principais causas de varizes, pois com o passar dos anos é comum a redução da elasticidade das veias e enfraquecimento de suas válvulas. Além disso, a tendência genética aumenta o risco da condição.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Outra possível origem de varizes é a gravidez, que aumenta o volume de sangue no corpo e muda a circulação para suportar o feto. Essa pressão, somada à ação hormonal, pode gerar o problema nas pernas.

 

Vix 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.