25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/04/2020

Veja 10 dicas para não engordar durante a quarentena

Foto: Reprodução

Está em casa e dá vontade de comer toda hora? Atente-se às nossas dicas

Não há dúvidas de que o isolamento social necessário para achatarmos a curva de contágio do coronavírus e preservarmos o sistema de saúde— afeta nosso psicológico.

 

A mudança repentina na rotina de muitos brasileiros fez com que várias áreas da vida sofressem alterações e alguns já sentiram a diferença na balança.

 

Enquanto o ganho de peso pode não ser a preocupação de muitos no momento, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios não é só estética os hábitos também influenciam na saúde e na imunidade.

 

Veja também

 

Coronavírus: Especialistas dão dicas de como se alimentar bem durante a quarentena

 

Veja 7 dicas para cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia

 

1. Planeje os horários de suas refeições

 

 

Assim como faria se estivesse mantendo suas atividades fora de casa, busque organizar uma rotina para o seu dia e se alimentar sempre nos mesmos horários. "Seguir um cronograma também ajuda a diminuir a ansiedade com a situação atual e é uma ótima técnica para estruturar o dia a dia com crianças", aponta Waisenberg.

 

2. Mova o corpo, mesmo se não for como antes

 

 

Se sua rotina de atividades físicas era intensa, é normal que o ritmo diminua sem a possibilidade de ir à academia ou, por exemplo, correr na rua. Mas qualquer atividade é melhor do que nenhuma: aposte nos aplicativos de treino e dê uma chance aos circuitos feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos.

 

3. Faça escolhas alimentares de acordo com o dia da semana

 

 

Quem vive o home office, sabe: dá muito mais vontade de "beliscar" alimentos gostosos no conforto da nossa casa, quando sabemos exatamente o que tem na geladeira. Por isso, a dica é tentar estabelecer um dia certo para as guloseimas, como o fim de semana ou, ao menos, limitar o consumo a apenas algumas vezes na rotina.

 

4. Teste novos treinos

 

 

Se a ioga sempre ficou para depois porque a musculação era prioridade, agora é hora de se aventurar em outras modalidades. Dá para seguir passos em vídeos de dança e queimar muitas calorias e até aliviar as dores nas costas com posturas de ioga.

 

5. Planeje o cardápio da semana

 

 

Para comer melhor e evitar o desperdício, faça um planejamento de refeições com o que tem em casa, usando os mesmos ingredientes para diferentes pratos e priorizando opções naturais. "Também vale usar o tempo para experimentar novas receitas e adicionar sabores novos à sua rotina alimentar", indica a nutricionista.

 

6. Crie uma rotina de treinos

 

 

Para que o corpo e a mente se beneficiem, é necessário criar um cronograma de treinos, assim como seria na academia. "Estabeleça uma meta de pelo menos 3 vezes na semana para que os resultados sejam progressivos", indica Spolti.

 

7. Curta cada refeição

 

 

Quando a rotina está cheia de compromissos, é normal darmos uma garfada atrás da outra, sem prestar muita atenção ao prato. Focar no alimento consumido é uma das formas de se relacionar melhor com a comida. "Aproveite que tem mais tempo, faça suas refeições com calma, saboreie cada alimento e dedique atenção aos seus sinais de fome, sede e saciedade", diz Waisenberg.

 

8. Estabeleça metas - mesmo que pequenas

 

 

Pode ser fazer mais abdominais do que na semana passada ou beber dois litros de água por dia: o importante é manter a motivação. "Escreva seu objetivo e o que você precisa fazer para conseguir alcançá-lo. Essa cobrança já é positiva para sua saúde", aconselha Spolti.

 

9. Mantenha o foco no que está fazendo

 

 

Enquanto come, evite fazer outras atividades paralelas, como deixar a televisão ligada. "Coloque uma música suave em volume baixo ou aproveite o tempo à mesa para conversar com a sua família", recomenda a nutricionista.

 

10. Seja firme com o horário do treino

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Se para muitos de nós a preguiça já bate quando estamos na academia, em casa, tudo vira desculpa para não praticar exercícios. "Avise sua família ou com quem mora com você sobre o horário que quer dedicar aos treinos. Assim, há menos chances de o interromperem com coisas que podem ser resolvidas sem a sua ajuda", aponta Spolti. 

 

UOL

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.