29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
27/01/2023

Veja 5 possíveis causas tratáveis de coceira na vagina

Foto: Reprodução

A saúde íntima deve ser uma das prioridades de todas as mulheres. Portanto, se atentar aos sinais da região é imprescindível e, por isso, não se deve ignorar nem um sintoma — inclusive a coceira.


Embora, em alguns casos, pareça inofensiva, a coceira íntima pode indicar condições adversas de saúde. No entanto, apesar de comum em alguns tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o sintoma também pode ser consequência de outras causas — normalmente tratáveis, desde que tenham a devida orientação médica individual.

 

Confira a seguir cinco possíveis causas tratáveis de coceira na vagina. As informações são da “Women’s Health”.

 

Veja também 

 

Aprenda a localizar o clitóris com ajuda de estádio da Copa do Mundo

 

Estética íntima: as principais causas de mudanças na vulva



1 – VAGINOSE BACTERIANA 

 


A vaginose bacteriana é uma condição causada pelo supercrescimento de bactérias e desequilíbrio do pH vaginal, com prevalência nas mulheres negras — por motivos desconhecidos, que podem ter relação genética, conforme a ginecologista e obstetra Carroll Medeiros.

 

Além da coceira, derivada da irritação típica da condição, a vaginose bacteriana também tem como sintomas corrimento e odor forte, segundo Mary Jane Minkin, médica, professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

 

2 – PSORÍASE

 


“Problemas de pele como eczema e psoríase podem ocorrer devido a uma alergia ou problema autoimune”, diz a médica Natasha Chinn, destacando que a segunda condição pode se manifestar na pele ao redor da vulva, na região da virilha e nos lábios vaginais.

 

3 – DERMATITE DE CONTATO

 


“Sabonetes, banhos de espuma, um novo tipo de roupa íntima ou qualquer outro produto novo que entre em contato com sua vagina pode causar coceira”, informa Mary Jane. Portanto, se apresentar o sintoma isoladamente em sua região íntima, a profissional indica observar se fez o uso de alguma novidade recentemente, para compreender o motivo da irritação. Afinal, qualquer produto perfumado ou com aditivos químicos pode prejudicar a saúde vaginal — por isso, recomenda-se opções hipoalergênicas.

 

4 – CANDIDÍASE


A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, conhecida popularmente pelo sintoma de coceira íntima. No entanto, a condição, também é caracterizada por “uma secreção parecida com queijo cottage, vermelhidão ao redor dos lábios e da vulva”, segundo Mary Jane.

 

5 – PIOLHO PUBIANO

 


Piolho não é somente coisa de crianças. Em adultos, inclusive, os insetos podem acometer a região íntima e resultar em forte coceira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Assim como acomete os cabelos, a condição também é causada pelo contato. No entanto, o sexo não é a única maneira de pegar piolhos púbicos. “Eles são passados ??de pele para pele. Então, se você vai para um hotel sujo e há lêndeas ou piolhos nos lençóis em que você dormiu (…) ou talvez você empreste suas calças para sua irmã e ela as tenha”, finaliza a médica Natasha Chinn sobre as formas de contágio.

 

Fonte: Revista IstoÉ
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.