23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/09/2020

Veja 5 razões pelas quais Ruth Bader Ginsburg é considerada um ícone feminista. ENTENDA O PODER DESSA MULHER!

Foto: Reprodução

A juíza mais antiga da Suprema Corte norte-americana morreu na sexta-feira (18) aos 87 anos. RGB, como era conhecida, foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres

A juíza mais antiga da Suprema Corte dos Estados Unidos Ruth Bader Ginsburg, pioneira na luta pela igualdade de gênero, morreu nesta sexta-feira, 18. Ela tinha 87 anos.

 

De acordo com informações oficiais, ela estava junto da família em sua casa em Washington D.C., e faleceu por complicações de um câncer de pâncreas. “Nossa nação perdeu uma jurista de estatura histórica. Nós, da Suprema Corte, perdemos uma colega querida”, disse o presidente do Supremo Tribunal John G. Roberts Jr.

 

Ruth foi diagnosticada com a doença em 2019. Esta, no entanto, não foi a primeira vez que passou por tratamento de câncer. Em 1999, recebeu um diagnóstico de câncer de cólon e já enfrentava o câncer de pâncreas desde 2009. Em dezembro de 2018, também descobriu um câncer no pulmão.

 

Veja também

 

Ruth Bader Ginsburg, a juíza mais antiga da Suprema Corte dos EUA, morre aos 87 anos

 

Por que a morte da juíza da Suprema Corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg é um terremoto em uma nação já fragmentada

 

Nova Iorque vai erguer monumento em memória de Ruth Bader Ginsburg

 

Ruth Bader Ginsburg era considerada à frente de seu tempo por quebrar barreiras no meio jurídico. Abaixo, listamos cinco razões pelas quais ela foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres e é considerada um ícone feminista:

 

1. A jurista nascida no Brooklyn

 

Visite Brooklyn Heights: o melhor de Brooklyn Heights, Nova York – Viagens  2020 | Expedia Turismo

 

 Ela abriu seu caminho por meio da indústria jurídica dominada por homens no início de sua carreira e quebrou as normas de gênero como uma pioneira para os direitos das mulheres na década de 1970. Matriculada na Faculdade de Direito de Harvard, foi uma das nove mulheres em uma turma de 500 alunos.

 

2. Ela defendeu seis casos marcantes

 

US Justice Ruth Bader Ginsburg in hospital | The Standard | Warrnambool, VIC 

 

Perante a Suprema Corte e foi vitoriosa em cinco deles, que levaram a um tratamento mais justo para mulheres e homens. Em um dos processos, Ginsburg defendeu uma tenente da Força Aérea americana que teve negada a concessão de auxílio-moradia a seu marido, embora seus colegas homens recebessem o subsídio por suas esposas. Em outro caso, conseguiu para um viúvo benefícios de seguridade social que só eram concedidos a viúvas.

 

3. Ruth foi nomeada

 

A look at Ruth Bader Ginsburg's career, in photos | National News |  lompocrecord.com

 

 Pelo ex-presidente democrata Bill Clinton em 1993, e se tornou a segunda mulher na história a integrar a Suprema Corte do país.

 

4. Em seus 25 anos na Suprema Corte

 

Por que a morte da juíza da Suprema Corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg é um  terremoto em uma nação já fragmentada | Mundo | G1

 

Ganhou uma legião de seguidores e virou um ícone pop, o que lhe rendeu o apelido de “Notorious R.B.G.”, trocadilho com o nome do rapper Notorious B.I.G., por suas opiniões dissidentes e atitude mordaz.

 

5. Enquanto passava por tratamento contra o câncer

 

Supreme Court Justice Ruth Bader Ginsburg released from hospital after bile  duct procedure - ABC News

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Fotos: A vida de Ruth Bader Ginsburg, em imagens | | EL PAÍS

Fotos: Reprodução

 

O presidente dos EUA chegou a mencionar uma eventual vacância de seu cargo, dando a oportunidade a ele nomear um novo juiz para a Suprema Corte e aumentar a maioria conservadora na instituição. No entanto, ela se recusou a sair do catgo antes de se ter um novo presidente eleito e chegou a chama-lo de "impostor". O magnata reagiu imediatamente a sua afirmação e se manifestou pelo seu Twitter e dizendo que ela "ficou maluca" e ainda questionou sua saúde mental.

 

 Marie Claire

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.