18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/04/2023

Veja 7 dicas para aliviar o estresse

Foto: Reprodução

O estresse é uma resposta natural do corpo a determinadas situações que representam pressão e ameaça, e alavancou durante a pandemia, com mais de 40% das pessoas entre 25 e 40 anos se sentindo estressadas a maior parte do tempo.

 

Apesar de comum, esse fator pode refletir na qualidade do sono, desencadear no aumento do peso e ser prejudicial à saúde. As informações são da revista “Women’s Health”.

 

A nutricionista Faye James fala que reduzir os níveis de estresse antes de dormir pode melhorar a duração e a qualidade do sono, otimizar a saúde do intestino e aliviar a tensão. Veja a seguir sete dicas práticas para aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida, de acordo com a especialista:

 

Veja também 

 

Adenomiose ou endometriose? Saiba identificar os sintomas corretamente

 

Restrições de acesso ao aborto preocupam a OMS

 

1 – PRATIQUE YOGA


Praticar alongamentos leves de yoga pode aliviar a tensão. “Eu tenho uma rotina de fluxo de vinyasa que trabalha em áreas específicas dos glúteos, quadris e costas, onde armazenamos a tensão”, explica.

 

2 – FAÇA MEDITAÇÃO


Uma sessão de meditação serve para acalmar e aliviar os pensamentos, além de ajudar na qualidade da respiração. Para praticar, procure um lugar tranquilo, se possível onde tenha a presença da natureza, e se desconecte de tudo o que te tira a atenção

 

.3 – SE ATENTE AO JANTAR


Na última refeição do dia, o jantar, prefira alimentos leves e de fácil digestão. Refeição pesada pode interromper os padrões de sono, o que facilita o estresse.

 

“Eu paro de comer às 19h, então permito que meu corpo tenha tempo suficiente para digerir antes de dormir. Pesquisas mostram que o jejum intermitente ajuda a promover bactérias intestinais saudáveis, regeneração celular e redução do estresse”, diz a nutricionista.

 

4 – EVITE ALCOOL


Evitar o consumo de álcool, pelo menos quatro horas antes de dormir, pode acabar com a insônia e melhorar a qualidade do sono.

 

5 – TOME BANHO QUENTE


O banho quente — temperatura agradável, nunca elevada demais — antes de dormir também é benéfico e pode combater a insônia. Em 2019, um estudo apontou que pessoas que mantêm essa rotina costumam adormecer mais rápido e permanecer dormindo por mais tempo e, consequentemente, se mantêm mais relaxadas.

 

6 – BEBA CHÁ


Consumir uma xícara de chá quente também é uma boa opção para aliviar o estresse, principalmente antes de dormir. De acordo com pesquisas, a erva-cidreira, bem como melissa, camomila e lavanda podem acalmar o corpo e a mente favorecendo o relaxamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

7 – DEIXE DE LADO AS TELAS


O hábito de mexer no celular antes de dormir é um vilão. A luz azul emitida pelos dispositivos afeta a capacidade do corpo de produzir o hormônio do sono, a melatonina. “Além disso, muita mídia social pode deixá-la ansiosa e estressada”, reforça Faye. 

 

Fonte: Revista IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.