28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
09/09/2020

Veja como assistir à ocultação de Marte pela Lua neste sábado

Foto: Sergio

Pelo segundo mês consecutivo, nosso satélite se posiciona muito próximo ao Planeta Vermelho. Veja como acompanhar o fenômeno

Como adiantado na coluna "Céu do Mês" de setembro, publicada na revista GALILEU pelo astrofísico Gustavo Rojas, este é o segundo mês consecutivo em que a Lua se posiciona muito próximo a Marte.

 

Na noite deste sábado (5), em quase todo o território nacional foi possível observar nosso satélite ocultando o Planeta Vermelho.

 

Veja também


Nasa patenteia nova rota mais rápida e barata para a lua


 

Por que bruxas voam em vassouras?


Isso aconteceu a partir das 23h30 (horário de Brasília) para os estados mais a oeste. Os observadores mais a leste verão a ocultação um pouco mais tarde, após a meia-noite de domingo (6). A recomendação é se munir de um telescópio — no momento da ocultação, a Lua estará com apenas 87% de seu disco iluminado, de acordo com Josina Nascimento, pesquisadora da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), em nota no site da instituição.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Embora não seja raro, o próximo evento como esse só será visível no Brasil em fevereiro de 2026, segundo o ON. Para saber mais informações sobre o fenômeno, acompanhe a transmissão ao vivo no canal do YouTube do Observatório Nacional.

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.