20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
16/08/2019

Veja o que muda no São Paulo com a provável escalação de Daniel Alves no meio de campo

Foto: Jales Valquer / Estadão Conteúdo

Jogador deve fazer sua estreia no próximo domingo, às 16h, no Morumbi, contra o Ceará

 Registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na última quarta-feira, Daniel Alves será a novidade do São Paulo na partida do próximo domingo, às 16h, no Morumbi, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

E o lateral de ofício deve iniciar a sua trajetória no Tricolor em uma função diferente daquela que o consagrou na Europa e na seleção brasileira. No São Paulo, Dani Alves irá atuar, principalmente, no meio de campo.

 

A posição não será uma novidade para o jogador, que já jogou desta maneira em algumas oportunidades durante a carreira. No PSG, com o técnico alemão Thomas Tuchel, por exemplo, foi utilizado muitas vezes.

 

Veja também


Estratégia falha, Athletico tem atuação apática e sai no lucro com derrota por


Trio do Flamengo marca em 75% dos clássicos, e Gabigol busca feito inédito contra o Vasco

 

Mas afinal, o que muda no São Paulo do técnico Cuca com a ida de Daniel Alves ao meio de campo?

 

Daniel Alves São Paulo â?? Foto: São Paulo FC / divulgação

Foto: São Paulo FC / divulgação

 

Abaixo, explicamos alguns pontos importantes que podem sofrer alterações na forma de jogo do Tricolor:

 

Vigor físico e explosão


Após a parada para a Copa América, o jogador que mais atuou na região central do campo foi Hernanes. Diferentemente de Daniel Alves, o meia cadencia mais a bola e não tem tanta mobilidade para correr de uma área a outra a todo instante.

 

Com Daniel Alves, portanto, Cuca ganha mais força física em seu meio de campo. O jogador da seleção brasileira tem como característica a disposição na marcação, pelo fato de jogar por anos na lateral, e sempre se destacou pelo bom preparo físico, que o permite ter mais intensidade para apoiar tanto na defesa quanto no ataque.

 

Nos treinos durante esta semana, Daniel Alves mostrou facilidade para entrar na área e também fazer recomposições defensivas.


Mudança de esquema tático


Ainda não se sabe qual será o sistema que Cuca vai implementar com Daniel Alves em campo, mas jogador abre uma série de opções para o treinador.

 

4-3-3: é a mais utilizada por Cuca, geralmente com uma linha de ataque composta por Antony, Pato e Raniel. Daniel Alves entraria à frente de Luan e Tchê Tchê, os dois volantes. A escolha não mudaria muito o estilo de jogo atual;


4-1-4-1: nesse caso, apenas Raniel ficaria de referência, e Daniel Alves teria mais proximidade dos pontas Pato e Antony. Nessa configuração, Tchê Tchê jogaria mais avançado, na linha de quatro meio-campistas, e Luan seria volante único.


4-4-2: como Hernanes está lesionado, e Everton vem sendo o concorrente do jogador no meio de campo, ele pode ganhar a companhia de Daniel Alves na armação. Everton é um jogador muito dinâmico e pode fazer as vezes de ponta esquerda ao decorrer do jogo. Luan e Tchê Tchê permaneceriam na equipe, mas um entre Pato, Antony ou Raniel teria de sair do time.


Liderança


Mais do que qualquer esquema tático ou forma de jogo, Daniel Alves leva para dentro de campo liderança e a experiência de 40 títulos na carreira.

 

Nos treinos no CT da Barra Funda, Dani Alves se mostra muito competitivo e cobra os companheiros a cada jogada mal executada ou em alguma derrota de seu time nos jogos coletivos ou atividades de treino reduzido.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Na última terça-feira, uma cena curiosa de liderança do jogador chamou a atenção no treino (veja o relato na postagem abaixo):

 

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.