19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/03/2023

Veja os riscos de esquecer o carregador na tomada

Esquecer o carregador conectado na tomada sem o celular é um hábito de muitas pessoas em todo o mundo. Na verdade, a grande maioria da população faz isso. No entanto, é importante estar atento aos riscos em potencial que tal atitude pode provocar, seja por distração ou mesmo pura preguiça.

 

Como já deu para perceber, o que vem adiante é um alerta para todos evitarem ao máximo continuar com este hábito, pois não faltam registros de acidentes com carregadores ligados na rede elétrica, que já provocaram, inclusive, mortes.

 

A grande maioria das pessoas que deixam os carregadores conectados na tomada fazem isso porque é mais prático apenas localizar o acessório e ligá-lo ao celular. Mas a praticidade acaba cobrando alto por isso.

 

Veja também

 

Sínodo do cadáver: o papa retirado de sua sepultura e julgado

 

Pesquisa da Unicamp busca em espécies brasileiras característica que tornou dinossauros gigantes

 

Veja abaixo os riscos que o péssimo habito pode trazer:

 

SUPERAQUECIMENTO E INCÊNDIO

 

Carregadores conectados na tomada correm o risco de superaquecimento, por estarem em funcionamento com corrente elétrica, em um fenômeno físico descrito como Efeito Joule, o qual explica que a passagem de corrente elétrica por um corpo ocasiona uma elevação de sua temperatura, devido às colisões entre cargas.

 

Em diversos casos, imóveis sofreram com incêndios devido ao fogo que se iniciou a partir de um destes acessórios conectados em uma tomada. Logo, é preciso estar em alerta para evitar acidentes como este.

 

CHOQUE

 

Quando o carregador está conectado na tomada, a extremidade do cabo que encaixa no celular também representa risco de choques. Mesmo que o carregador trabalhe em baixas potências, é possível ser eletrocutado, esteja ele em uso, conectado no celular, ou sem uso. Especialistas alertam: nunca utilize o celular com o carregador conectado na tomada.

 

AUMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA

 

Não apenas os riscos de incêndio e choque preocupam. O consumo de energia também é um fator crucial, pois é possível, a depender da quantidade de carregadores conectados na casa e o tempo em que permanecem ligados à rede elétrica, que os acessórios representem até 10% do consumo de energia na residência.

 

PERDA DE EFICÁCIA

 

Outra consequência de deixar o carregador conectado na tomada permanentemente diz respeito à perda de eficácia do acessório, o qual passará a demandar mais tempo para completar a bateria do aparelho celular, deste modo, consumindo ainda mais energia.

 

ALERTA EXTRA: CARREGADORES "PIRATAS"

 

Também é importante ressaltar que os carregadores "piratas", "alternativos", "acessíveis" ou qualquer outro nome pelos quais os acessórios que não são originais são chamados, também representam grandes riscos para as pessoas que os utilizam. O motivo é que os carregadores originais são mais seguros, mais resistentes ao superaquecimento e possuem tecnologia com procedência garantida, enquanto os "clandestinos" não.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O QUE FAZER?

 

O mais recomendável a fazer é sempre deixar o carregador desconectado quando não estiver em uso. E quando estiver sendo utilizado, evitar mexer no celular. Outro ponto importante é desconectá-lo toda vez em que não houver alguém na casa, pois, como descrito acima, pode provocar um incêndio e perdas materiais significativas.

 

Fonte: Diário Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.