23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/03/2020

Venezuela pede e FMI nega US$ 5 bilhões para conter coronavírus

Foto: Divulgação

Guarda venezuelano dá instruções a motorista de caminhão em Caracas, em 17 de março de 2020

O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu na terça-feira (17) ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma ajuda de US$ 5 bilhões para lidar com o novo coronavírus, solicitação já negada pela instituição financeira.

 

Em carta, Maduro pediu ao FMI que considerasse conceder a ele "um mecanismo de financiamento por 5 bilhões de dólares do fundo de emergência do Instrumento de Financiamento Rápido".

 

Mas o FMI respondeu que "lamentavelmente o Fundo não está em condições de analisar a solicitação" diante da "falta de clareza" envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela, revelou um funcionário da instituição financeira à AFP.

 

Veja também 

 

Governo americano pretende enviar cheques aos cidadãos para ajudar a aliviar danos econômicos do coronavírus

 

França mantém eleições municipais, mesmo com coronavírus

 

Os recursos, segundo Maduro, contribuiriam "significativamente para fortalecer nossos sistemas de detecção e resposta" diante da pandemia que até agora causou 33 pacientes na Venezuela.

 

Essa ajuda solicitada por Maduro ao FMI era a primeira feita pela Venezuela desde 2001. A última visita de uma missão técnica da agência a Caracas foi em 2004.

 

Coronavírus na Venezuela


O presidente do regime chavista, Nicolás Maduro, impôs nesta segunda-feira (16) quarentena para toda a Venezuela a partir de terça para combater a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, ele não detalhou como funcionará a medida.

 

O país tem 33 casos de coronavírus, de acordo com estatísticas da universidade norte-americana Johns Hopkins.

 

Fronteira com o Brasil


O presidente Jair Bolsonaro anunciou na terça-feira (17) o fechamento parcial da fronteira do Brasil com a Venezuela, em Roraima, como medida para conter o avanço do novo coronavírus. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no início da madrugada desta quarta (18).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A medida foi oficializada após o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL), solicitar ao governo federal o fechamento da fronteira do estado com a Guiana e a Venezuela em razão da pandemia de coronavírus. Denarium disse haver um "risco efetivo" de circulação do vírus na fronteira, o que poderia agravar a crise na saúde pública estadual.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.