20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
27/03/2020

Vereadores analisam nove projetos na primeira sessão plenária virtual da Câmara de Manaus

Foto: Divulgação

A maioria dos 41 parlamentares participou da reunião ordinária, realizada por meio de videoconferência, onde foram deliberados sete Projetos de Lei

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB) presidiu a primeira sessão plenária virtual realizada pelo legislativo.

 

A maioria dos 41 parlamentares participou da reunião ordinária, realizada por meio de videoconferência, onde foram deliberados sete Projetos de Lei (PL), dois Projetos de Decreto Legislativo e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Lomam).

 

Durante a sessão, realizada no horário regimentar, foi comunicado pelo presidente Joelson que as reuniões ordinárias virtuais vão acontecer pelo menos uma vez na semana, durante o período de vigência do Ato da Mesa Diretora que suspendeu as sessões presencias, em decorrência da pandemia do coronavírus.

 

Veja também 

 

Wilson Lima defende cooperação entre os estados para reduzir impactos do novo coronavírus na economia

 

Wilson Lima decreta calamidade pública no Amazonas e anuncia medidas econômicas e de prevenção ao covid-19

 

Mas, ele ressaltou que sessões extraordinárias poderão ocorrer, a qualquer tempo, desde que haja matérias relacionadas à pandemia, que precisem ser deliberadas, em caráter de urgência. Sempre por meio de videoconferência.

 

Acessando remotamente o sistema de processos legislativo, os vereadores puderam registrar presença, acessar os PLs em análise e deliberar, seguindo o mesmo rito adotado nas sessões presenciais.

 

Na avaliação do presidente Joelson Silva, a reunião virtual foi um sucesso. Ele agradeceu o empenho dos servidores da Casa envolvidos no projeto e agradeceu os vereadores pelo engajamento no projeto, que garante a continuidade do trabalho legislativo, em meio a crise gerada pela pandemia do Covid-19.

 

Durante a reunião também foram realizadas discussões sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) colocadas em prática pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) e também pelos governos estadual e federal. Alguns vereadores se manifestaram sobre a destinação de emendas parlamentares para reforçar o orçamento municipal que vai custear essas ações, a maioria delas, executadas pela secretaria municipal de Saúde.

 

Por iniciativa do presidente Joelson Silva foi formada uma comissão de vereadores que vai acompanhar as ações executadas pelo Executivo Municipal durante a situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus. A comissão especial é formada pelos vereadores Marcelo Serafim (PSB), Ewerton Wanderley (sem partido) e Marcel Alexandre (Podemos), líder do prefeito na Câmara.

 

Alguns parlamentares, como Elias Emanuel (PSDB), Claudio Proença (PL) defenderam o direcionamento de emendas também para a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH), a fim de reforçar ações voltadas às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família e a população que se alimenta por meio do programa cozinhas comunitárias.

 

Os vereadores iniciaram a sessão fazendo um minuto de silêncio em respeito às vítimas fatais do coronavírus, em Manaus e em todo país, e também pelo do falecimento de Chicão Garcia, pai do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia.

 

Projetos deliberados

 

PL nº 43/2020, do vereador Reizo Castelo Branco, que dispõe sobre a divulgação de informações referentes à aplicação de recursos derivados de multas de trânsito aplicadas em Manaus.

 

PL nº 50/2020, do vereador Gedeão Amorim (MDB), que dispõe sobre habilitação referente ao conhecimento de normas técnicas para manipulação de alimentos. Também de autoria do vereador Gedeão Amorim, foi deliberado o PL 51/2020, que dispõe sobre o turismo pedagógico nas escolas da rede municipal de ensino.

 

PL 54/2020, do presidente Joelson Silva (PSDB), que reconhece a música gospel e os eventos a ela relacionados com manifestação cultural da cidade de Manaus.

 

PL 55, do vereador André Luiz, que institui o Dia Municipal de Oração.

 

PL 179/2019, de autoria do vereador Professor Fransuá, que institui no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o Mês de Conscientização e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, denominado “Setembro Verde”.

 

Foram deliberados dois Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Gilvandro Mota, concedendo a Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior e ao coronel da Polícia Militar do Amazonas Augusto Magno Soares.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os vereadores também deliberaram o Projeto de Emenda à Lomam nº 1, proposto pelo vereador David Reis, que acrescenta o parágrafo 5º ao Artigo 261 da Lei Orgânica do Município, que trata sobre isenção de tarifa no transporte coletivo urbano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.