19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
11/10/2019

Vestibular 2020.1 do IFPE oferece 4.715 vagas em 61 cursos

Foto: Marina Meireles/G1

IFPE Campus Recife

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta sexta-feira (11), o edital do vestibular 2020.1, com 4.715 vagas em 61 cursos em diferentes modalidades. Uma das novidades deste ano é a criação de seis novas graduações no ensino superior. As inscrições para a seleção começam na segunda-feira (14), pela internet.

 

O edital é tanto para cursos técnicos na modalidade integrada, para cursar ao mesmo tempo que o ensino médio, e subsequente, para quem já concluiu o 2º grau, quanto de nível superior e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 

No vestibular 2019.1, a instituição ofertou 4.538 vagas. Mesmo com o contingenciamento das verbas do Ministério da Educação (MEC), o IFPE anunciou a ampliação de cursos e vagas tanto no campus Recife, quanto em unidades do interior. Ao todo, são mais 177 vagas do que no ano passado.

 

Veja Também

 

PGE-AM assina acordo com a UEA para a realização de curso de pós-graduação em Gestão Pública
 
Simpósio discute políticas de socioeducação no Amazonas

 

Técnicos Subsequentes: 2237 vagas


Técnicos Integrados: 1319 vagas


Técnico Integrado Proeja: 75 vagas


Cursos Superiores: 1084 vagas


Pela primeira vez, são oferecidos os cursos de gastronomia e engenharia ambiental e sanitária no campus Cabo de Santo Agostinho; engenharia civil, em Afogados da Ingazeira; e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas para internet em Igarassu.

 

O campus Ipojuca passa a oferecer cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio em mecânica e em segurança do trabalho, enquanto Palmares ganhou o técnico subsequente em informática para internet.

 

O edital deste ano oferece 14 técnicos integrados para os estudantes de ensino médio regular e 26 subsequentes, para quem já concluiu o ensino médio. Para o Proeja, são dois cursos. Ao todo, são oferecidos mais 19 cursos superiores.

 

Ao todo, 16 campis fazem parte do IFPE. Eles ficam localizados em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

 

As inscrições custam R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. As pessoas inscritas nos cursos da modalidade Proeja estão, automaticamente, isentas da taxa.

 

Isenção


Outra novidade desta edição é que os participantes do processo seletivo, maiores de 50 anos, estão isentos da taxa de inscrição, assim como membros de comunidades indígenas, quilombolas, assentados de reforma agrária, ocupantes de reforma agrária, agricultores familiares, trabalhares rurais, ciganos, pescadores, marisqueiros, posseiros e extrativistas que tenham cursado todo o Ensino Fundamental ou Médio em escola da rede pública.

 

Também estão isentos os candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo ou participantes dos programas sociais Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada e que tenham cursado todo o Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

 

O candidato que se enquadra em um desses quesitos deve manifestar interesse pelo benefício entre os dias 14 e 24 de outubro, na página do processo seletivo. A entrega da documentação comprobatória deve ser entregue entre os dias 22 e 25 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no campus de interesse.

 

Segundo o IFPE, a lista dos contemplados tem previsão para ser divulgada no dia 1º de novembro.

 

Cotas


Como nas edições anteriores, 60% das vagas oferecidas são pertencentes ao sistema de cotas. Pela primeira vez, os cotistas concorrem também na lista da ampla concorrência. Nos casos em que, eventualmente, o candidato não passar pela nota da ampla concorrência, ele concorre através das cotas.

 

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Comissão de Vestibular através do telefone (81) 2125-1724 ou do e-mail vestibular@ifpe.edu.br.

 

Provas


As provas são realizadas no dia 15 de dezembro. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação.

 

Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas, para os cursos técnicos, e de quatro horas para os superiores. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 9 de janeiro de 2020. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.