19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
05/03/2021

Veterinário diz que idade de cachorro é diferente do que pensamos

Foto: Reprodução

Em primeiro lugar porque um cachorro de menos de um ano já consegue se reproduzir

Você já deve ter ouvido falar em uma teoria de que a idade dos cachorros é equivalente a dos humanos, só que multiplicando por sete. Nessa contagem, um doguinho de um ano seria como uma criança, um de dois seria como um adolescente e um de sete seria como uma pessoa de meia-idade, com seus 49 anos.

 

Mas isso não faz o menor sentido. Em primeiro lugar porque um cachorro de menos de um ano já consegue se reproduzir — algo que nenhum humano de sete anos consegue fazer. Porém, se essa história não é verdadeira, como fazer as contas?

 

Veja também

 

Cuscuz: As curiosidades de uma comida amada pelos brasileiros

 

Vladmir Demikhov e o experimento que criou u cão de duas cabeças

 

Cão de um ano já é adulto

 

O vídeo viralizou por causa da informação ou por causa do veterinário barbudo? (Fonte: Dr Hunter Finn/TikTok)

 

Recentemente, o vídeo de um veterinário americano, em que ele derruba o mito do "um ano é igual a sete", viralizou no TikTok e alcançou 4,8 milhões de visualizações de donos de cachorros estupefatos. Apesar de que esse redator que vos escreve desconfia que a beleza do veterinário ajudou no sucesso do vídeo.

 

Mas, voltando ao conteúdo, o Dr. Hunter Finn afirma que um cachorro de um ano é o equivalente a uma pessoa de 31, com dois anos ele teria 49 anos humanos e, com oito, seria um senhor com 64 anos. Isso porque o organismo dos cães é diferente do nosso, de modo que eles amadurecem rápido e o envelhecimento deles se torna mais lento, enquanto o tempo passa.

 

Essa conta do vídeo faz sentido?

 

Esse gráfico feito por cientistas norte-americano ajuda nos cálculos da idade canina (Fonte: Universidade da California em San Diego)

 

O Dr. Hunter Finn é muito bonito, digo, competente e compartilha muitos conteúdos interessantes em seu perfil no TikTok, com 1,6 milhão de seguidores. Mas seu vídeo sobre a idade dos cães não está 100% correto. Isso porque os especialistas ainda não conseguiram chegar a um consenso sobre como calcular a idade canina.

 

O mais próximo disso foi o gráfico acima, criado por cientistas da Universidade da California em San Diego, com base no genoma de 105 labradores. É daí que vem a informação que um cão de um ano equivale a um adulto de 30 e por aí vai.

 

Porém, esse estudo analisou apenas uma raça e, como é fácil observar, cães de raças diferentes envelhecem de modos diferentes. Cachorros menores tendem a viver por mais tempo que seus colegas de grande porte, de maneira geral. Levando isso em conta, o American Kennel Club criou a tabela abaixo para calcular a idade dos 'dogs':

 

A idade canina varia conforme o tamanho do bicho (Fonte: American Kennel Club)

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

No final das contas, a verdade é que humanos e cachorros são diferentes e não faz muito sentido ficar quebrando a cabeça para calcular equivalências de idade: o que importa é cuidar dos nossos bichinhos do jeito que eles precisam, né?

 

Fonte: Megacurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.