20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
27/01/2019

Viúva de Marielle desfilará na Mangueira: 'Momento de preservar a memória'

Foto: Marcos Serra Lima

Escola de Samba levará para a Sapucaí o enredo

A viúva da vereadora Marielle Franco, Monica Benicio, desfilará à frente da última ala da Mangueira no carnaval deste ano. A informação foi antecipada pela coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo.


Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira , 25, Monica contou que essa será uma oportunidade de fortalecer a lembrança e a memória de Marielle. Para ela, o convite foi uma honra, não só por ser mangueirense, mas pela escola estar levando a pauta política para a avenida.


"O carnaval é esse momento de euforia que as pessoas mascaram os problemas e o meu propósito na avenida não é estar celebrando nada, embora esteja muito honrada com o convite da Mangueira, mas, para mim, é um momento de estar reforçando a ideia da preservação da memória de Marielle", explicou Monica.


A Verde e Rosa levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “História pra ninar gente grande”, que promete fazer uma narrativa de “páginas ausentes” da história do Brasil, repensando narrativas oficiais que foram ensinadas ao longo de gerações para os brasileiros.


Na letra do samba-enredo, o nome de Marielle é destacado:


"Brasil, chegou a vez


De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês


Mangueira, tira a poeira dos porões


Ô, abre alas pros teus heróis de barracões


Dos Brasil que se faz um país de Lecis, jamelões


São verde e rosa as multidões"


Veja também

Confira sete dicas para tornar o seu carnaval sustentável


Monica ainda não sabe qual será o tipo de fantasia que usará na Sapucaí — ou se será apenas uma camisa da escola — , mas afirmou que o carnavalesco Leandro Vieira entende a delicadeza do momento.


“O carnavalesco teve muito cuidado com isso na conversa que a gente teve, de estar idealizando esse propósito que não seja a grande festividade do carnaval. O convite do Leandro foi muito sensível. Quanto a isso [fantasia] ainda não sei o que ele vai fazer, mas ele está bastante empenhado com a delicadeza desse momento”, afirmou Monica.


A última ala da Mangueira, na qual Monica estará desfilando, homenageará nomes de homens e mulheres com origem nos morros, favelas e comunidades brasileiras, que romperam as barreiras sociais e alcançaram notoriedade através dos seus feitos.


Desfile será às vésperas de completar 1 ano do crime


Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados no dia 14 de março de 2018. O desfile da Mangueira acontecerá no dia 4 de março, às vésperas de completar um ano do crime.


"Sem dúvidas, eu acho que é uma oportunidade de estar fortalecendo essa lembrança desse 14 março que foi barbárie e o legado dela que não será esquecido e não será apagado. É uma momento muito sensível para isso", disse a viúva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


“O enredo fala, sobretudo, de representatividade. Isso é o mais importante e que hoje é uma das minhas maiores lutas. O empenho pela preservação da memória de Marielle e que ela seja essa referência para a mulher negra”, completou.

 

 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mônica Benício, a viúva da vereadora @marielle_franco, aceitou o convite do carnavalesco Leandro Vieira e estará no desfile da Estação Primeira de Mangueira este ano na Sapucaí. Ela virá a frente da última ala da escola, acompanhada da cantora Rosemary. A ideia, segundo Leandro, é dar representatividade a memória da mulher negra, moradora da Maré, vereadora, mestre e dizer que o povo pobre, das comunidades cariocas podem ocupar os lugares que quiserem na sociedade brasileira. A última ala homenageia nomes de homens e mulheres oriundos de morros, favelas e comunidades brasileiras, que romperam as barreiras sociais e alcançaram notoriedade através dos seus feitos. #MariellePresente #mangueira #mangueira2019 #carnaval #samba #ninguémsoltaamãodeninguém

Uma publicação compartilhada por Estação Primeira de Mangueira (@mangueira_oficial) em

 


Quadra da Estação Primeira de Mangueira, na

Zona Norte do Rio (Foto: Divulgação / Mangueira)

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.