19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
26/08/2021

Vigilância em Saúde do Amazonas segue investigando suspeita de surto de rabdomiólise em Itacoatiara

Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), segue investigando a suspeita de surto de rabdomiólise em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). Até esta quinta-feira (26/08), foram registrados 19 casos notificados da doença.

 

Uma das ações desenvolvidas foi a capacitação dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara) sobre rabdomiólise e as características principais da doença. “Estamos ampliando todo o suporte à equipe de profissionais e acompanhando o trabalho que está sendo realizado com o olhar da vigilância”, afirma o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, entre os envolvidos no surto, sete pacientes seguem internados no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara. “Estivemos realizando a visita aos pacientes hospitalizados e acompanhando o estado de saúde deles. Em Manaus permanece um paciente internado na FMT-HVD”, aponta Liane.

 

Veja também

 

Em Coari, PC-AM prende indivíduo por estupro de vulnerável cometido contra a prima

 

Em Manacapuru, FVS-RCP monitora as medidas de prevenção em participantes da live do Festival das Cirandas

 

Segundo o médico infectologista da FMT-HVD, Antonio Magela, os pacientes internados estão sob observação ambulatorial. “Todos estão hemodinamicamente estáveis e sem nenhuma evidência de complicação clínica. Permanecem os sete pacientes internados para observação”, afirmou o infectologista.

 

Rabdomiólise – A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea. Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.