25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
30/01/2023

Visa Manaus recebe equipe de hospital alemão para discutir sistema de qualidade

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Manaus, via Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberá, nesta terça-feira, 31/1, uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de Brasília (DF), para apresentar os avanços mais recentes na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A reunião acontecerá na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.

 

A programação contemplará apresentações e rodadas de discussão entre os consultores do hospital e os gestores da Visa Manaus, nos períodos da manhã e à tarde. As equipes de Manaus e de Brasília prosseguirão na troca de conhecimentos e informações até a próxima quarta-feira, 1º/2.

 

Este será o segundo encontro presencial com a equipe do HAOC desde o início da implantação do SGQ na Visa Manaus, no ano passado. Em outubro, os consultores estiveram na capital amazonense pela primeira vez, para conhecer as ações que a vigilância municipal tem desenvolvido para adequar seus processos de trabalho aos padrões de qualidade do sistema.

 

Veja também 

 

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de vazamento de gás de cozinha, na Zona Norte de Manaus

 

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de 500 toneladas de lixo na capital

“Desta vez, o trabalho dos representantes do HAOC estará concentrado na averiguação das medidas implementadas desde o último encontro em outubro, e como essas ações resultaram em avanços no SGQ”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

 

Uma temática em destaque será a reorganização do Processo Administrativo Sanitário (PAS) da Visa Manaus, o qual consiste em uma série ordenada de atos e formalidades para a apuração de infrações sanitárias, de modo a analisar e decidir sobre a absolvição ou a aplicação de penalidades ao autuado. Aperfeiçoar os procedimentos do PAS, de modo a atender com maior agilidade e eficácia à população, é uma das contribuições que o SGQ busca trazer para o trabalho da Visa Manaus.

 

CONJUNTO DE PRÁTICAS

 

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas de gestão voltado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, com o objetivo de torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo, no caso da Visa Manaus, a população da capital amazonense.

 

A consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para auxiliar Manaus e as outras nove capitais brasileiras que aderiram ao projeto de implantação do SGQ nos seus órgãos de vigilância sanitária, e tem duração de um ano, indo de setembro do ano passado até setembro de 2023.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As atividades acontecem por meio de reuniões e seminários virtuais e encontros presenciais periódicos, e buscam viabilizar uma nova etapa na qualidade do atendimento e dos resultados do trabalho de vigilância sanitária na cidade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.