28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
08/01/2021

VOÇÊ SABIA? Estudo diz que dormir pelado ajuda a emagrecer até 500 calorias por semana

Foto: Reprodução

Segundo pesquisadores, o corpo trabalha mais para se manter aquecido ao adormecer sem roupa

Muita gente acha que dormir sem roupas é bem mais agradável de pijamas. No entanto, além do conforto, uma pesquisa britânica alega que a prática também pode turbinar o emagrecimento. Isso mesmo. De acordo com o estudo, dá para queimar algumas gordurinhas sem fazer nada.

 

O professor Michael Simmons é um dos acadêmicos responsáveis e afirmou, em entrevista ao Channel 4, que o corpo trabalha mais para se manter aquecido ao adormecer sem roupa. Segundo ele, são gastas cerca de 300 calorias enquanto se dorme à noite, com roupas.

 

Se estiver nu, por sua vez, o número sobe para até 500 calorias. “Quando o corpo está em uma temperatura mais fria, ativa o tecido chamado gordura marrom, que queima calorias extras enquanto tenta se aquecer”, explicou.

 

Veja também

 

Expedição científica descobre quatro novas espécies de peixe em Fernando de Noronha. VEJA VÍDEO

 

Veja 7 hábitos considerados nojentos e bizarros, mas que na verdade são saudáveis

 

A gordura marrom faz parte do tecido adiposo, que também inclui a gordura branca. A principal função da parte branca é armazenar gordura para promover uma reserva energética ao corpo. Por sua vez, a gordura marrom tem função termogênica, logo, queima calorias para gerar calor.

 

Especialista afirma que dormir pelada ajuda a emagrecer - Fotos - R7 R7 Meu  Estilo

 

Vale ressaltar que, para a magia acontecer, não basta deixar o pijama de lado. O local do descanso precisa estar com até 18 graus de temperatura. Ou seja, a técnica não vale durante o verão ou noites mais quentes sem o auxílio de ar condicionado. “A menos que sinta frio, você não vai ligar sua gordura marrom. Não há ganho sem dor”, pontuou o professor.

 

Em contrapartida, a nutricionista Talyta Machado esclarece que a ativação da gordura marrom não é suficiente para emagrecer alguém da noite para o dia. “Precisa ter o gasto de energia, com o exercício físico, para que realmente haja queima de calorias”, explicou, ao canal.

 

Estudos mostram que dormir pelado facilita o sono, queima calorias e ainda  previne infecções - Portal do Litoral PB » Portal do Litoral PB

Fotos: Reproduções

 

Ela acrescenta que a teoria do estudo britânico não deve ser utilizada como único meio de perda de peso. Isso porque, embora queime calorias, não é o suficiente para que haja redução significativa na balança e nas medidas.


O sono é essencial para o processo de emagrecimento, em conjunto com alimentação balanceada e rotina de exercícios físicos. Uma noite bem dormida é capaz de queimar quantidades significativas de calorias, além de garantir disposição e energia ao longo do dia.

 

Em repouso, o organismo faz a regulação de hormônios importantes para a manutenção do metabolismo e controle do apetite, o que impacta diretamente na redução de peso. De acordo com Talyta, quando não há qualidade de descanso, o corpo não produz as substâncias no período necessário e o ciclo do organismo é interrompido.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

Além de não ser indicado e nem agradável sentir frio enquanto se dorme, ela ressalta que se basear nisso pode causar frustração e resfriados indesejados. “Isso pode até prejudicar a qualidade do sono, que é muito mais importante para o emagrecimento”, salienta. “As rotinas que se tem ao dormir e ao acordar influenciam muito mais no peso do que dormir pelado”.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.