28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/04/2020

Você está tendo sonhos estranhos desde o início da quarentena? Entenda o motivo

Foto: Reprodução

Com praticamente o mundo inteiro trancado em casa por conta da quarentena provocada pelo novo coronavírus, vários são os efeitos provocados pelo estresse do isolamento. Na Internet, muitas pessoas estão relatando que desde o começo do surto estão tendo muitos sonhos estranhos, bem como pesadelos assustadores. Para a ciência, esse “fenômeno” não é tão difícil de ser explicado.

 

“O estresse pode fazer com que seja mais difícil ter uma noite de sono de qualidade, e sem dormir de forma adequada é mais fácil enfrentar o estresse de forma ainda mais intensa. Na verdade, essa é uma característica adquirida por meio da evolução… Ninguém gostaria de estar completamente adormecido por 10 horas durante um conflito como uma guerra, por exemplo, ou em um lugar cheio de predadores”, explicou Roxanne J Prichard, diretora científica do ‘Center for College Sleep’, em entrevista ao ‘IFLScience’.

 

Em uma noite de sono adequada, uma pessoa passa por quatro estágios do sono: 1, 2, 3 e REM (sigla em inglês para ‘movimento rápido dos olhos’). Um ciclo de sono, em média, dura de 90 a 110 minutos, recomeçando imediatamente depois disso. Os sonhos acontecem durante o estágio REM, que dura mais tempo à medida em que mais e mais ciclos vão se acumulando. É justamente por isso que, quanto mais você dorme, mais você sonha.

 

Veja também

 

Ótimos jogos para jogar online com os amigos durante a quarentena. CONFIRA

 

Entenda o porquê da corrida por papel higiênico nos supermercados durante a pandemia do novo coronavírus


O problema é que, quando estamos estressados, é difícil cair definitivamente no sono, pois nossos cérebros ficam repassando, involuntariamente, as notícias e acontecimentos tristes que acompanhamos diariamente nos jornais.

 

 

De acordo com Prichard, isso faz com que a frequência dos sonhos ruins e pesadelos aumente, bem como aumentam as vezes em que acordamos no meio da noite (o que por sua vez faz com que lembremos destes sonhos). “Nas noites em que você alterna entre o estado REM e o estado de despertar, você lembrará mais dos seus sonhos e descreverá o sono como muito mais inquieto. Como o conteúdo dos sonhos é frequentemente imbuído de emoções negativas, isso pode permanecer em nossa mente no dia seguinte e afetar o humor. Além disso, o sono de baixa qualidade aumenta a probabilidade de nos mantermos em um estado negativo”, disse o especialista.

 

Fotos: Reprodução

 

Prichard afirma que o sono de qualidade é extremamente importante para que possamos manter nossa saúde mental e física em dia, já que o nosso funcionamento cognitivo depende da qualidade do tempo que passamos dormindo. “Quando nós somos cronicamente privados do sono, nossos corpos fazem alguns “cortes” para que possamos continuar funcionando. Infelizmente para a sobrevivência a longo prazo, o sistema imunológico é alvo de um desses cortes. Pessoas que dormem de forma inadequada de forma contínua têm três vezes mais chances de pegar resfriados/vírus respiratórios comuns”, disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Com isso em mente, justamente por estarmos em um período de quarentena por conta de um vírus misterioso até mesmo para os cientistas, manter uma boa qualidade de sono pode lhe ajudar a permanecer saudável.

 

Mistérios do Mundo


 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.