29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
14/09/2019

Você sabe a partir de que idade a mamografia é indicada?

Foto: Divulgação

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc)

O exame de mamografia, considerado uma das principais armas de combate ao câncer de mama, é recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), uma vez ao ano, para mulheres a partir dos 40 anos, à exceção dos grupos de risco, que devem iniciar o rastreio antes disso.

 

O mastologista e vice-presidente da Liga Amazonense contra o Câncer (Lacc), Jesus Pinheiro, explica que o exame de imagem pode ajudar a diagnosticar precocemente a doença, aumentando as chances de cura e reduzindo as mortes.

 

O câncer de mama é o primeiro em incidência entre as mulheres no Brasil e no Mundo.

 

Veja também

 

Confira 5 coisas que você precisa saber sobre as estrias e as celebridades que não as encondem.

 

Confira 6 dicas de cuidados basiquinhos com os cabelos para fazer em casa e evitar quedas

 

No caso do Amazonas, a doença figura em segundo na lista, perdendo apenas para o câncer de colo uterino.

 

A última estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS), aponta que o Estado registra, em média, 420 novos casos/ano, o equivalente a 20,60 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

 

Com décadas de experiência na área, Jesus Pinheiro ressalta que a mamografia é indicada a partir dos 40 anos, pois, antes disso, as mamas são mais densas, o que dificulta a localização de microcalcificações que podem sugerir a presença de um tumor maligno. Nesses casos, o indicado é a ultrassonografia mamária anual.

 

 

“Com a redução da sensibilidade da mamografia, pode ocorrer o que chamamos de falso-negativo. Ou seja: a paciente pode ter câncer, mas não conseguimos constatar com tanta facilidade. Também pode ocorrer o falso-positivo, que é o resultado positivo de câncer em pacientes sem a doença, gerando uma exposição desnecessária à radiação da mamografia”, destacou Pinheiro.

 

Acima dos 40 anos, quando as mamas adquirem mais gordura, fica mais fácil localizar, através da mamografia, esse tipo de alteração. “Mas, lembramos sempre que mulheres com histórico de câncer na família, ou seja, cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama, devem iniciar o rastreio por mamografia mais cedo, aos 35 anos, por conta do fator hereditário, já que fazem parte do grupo de risco”, frisou.

 

O fator hereditário é aquele que transfere as características humanas de pais para filhos.

 

Já conhece a Lacc?

 

 

Fotos: Reprodução

 

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) foi fundada em 1955. Entre os projetos sociais financiados a partir da doação de colaboradores à Lacc, destacam-se: aluguéis sociais para pacientes de fora que buscam tratamento em Manaus; pagamento de transporte fluvial e terrestre; doação de cestas básicas mensais às famílias em situação de vulnerabilidade; compra de alimentação especial para pessoas pré-cadastradas pelo Serviço Social da FCecon; suporte às ações de prevenção e cuidados paliativos da unidade hospitalar; distribuição diária de lanches na FCecon no horário da manhã; campanhas voltadas à recuperação da auto-estima dos pacientes, entre outros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

As doações à ONG podem ser feitas através do site www.laccam.org.br ou pelo telefone (92) 2101-4900 .

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.