28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
14/02/2021

VOCÊ SABIA? Cochilar à tarde está relacionado com uma melhor agilidade mental, segundo estudo

Foto: Reprodução

Dormir pode ser considerado, por várias pessoas, uma das melhores coisas da vida. E mesmo que você seja uma pessoa que não gosta muito de dormir todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós têm os seus hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite de sono todos nós dormimos.

 

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. E um novo estudo mostrou que um cochilo à tarde está relacionado com uma melhor agilidade mental. As pessoas que cochilaram melhoraram a consciência locacional, a fluência verbal e a memória de trabalho, em comparação às pessoas que não cochilaram.

 

A pesquisa foi feita com 2.214 pessoas com 60 anos ou mais, na China. Elas foram questionadas a respeito dos seus hábitos de cochilar e, em seguida, fizeram vários testes para medir diferentes tipos de capacidade cognitiva. Os testes iam desde resolver problemas até manter o foco.

 

Veja também

 

Alemanha, o país que adora a nudez pública. VEJA FOTOS

 

Idosa de 101 anos entrega currículo em empresa e caso viraliza na web: 'Para ajudar um pouco'

 

Cochilo

 

Resultado de imagem para Cochilar à tarde está relacionado com uma melhor agilidade mental, segundo estudo

 

Por mais que a frequência e duração dos cochilos variasse entre os participantes, a análise conseguiu encontrar pontuações de desempenho cognitivo significativamente mais altas naqueles que tinham o costume de dormir um pouco no meio do dia.

 

“Vários estudos mostraram que o cochilo à tarde promove a função cognitiva em idosos. Por outro lado, alguns estudos mostraram resultados opostos. Este estudo destacou um desempenho cognitivo superior em cochilos em idosos, apoiando estudos observacionais anteriores”, escreveram os pesquisadores.

 

O fato de alguns estudos apoiarem a ideia de que o cochilo se relaciona com um melhor funcionamento do cérebro e outros estudos não ainda é um quebra-cabeça para os cientistas.

 

Nesse caso, os pesquisadores dizem que o cochilo, seja intencional ou não, pode ter um papel nesse melhor funcionamento do cérebro. Mesmo com a limitações do estudo, que ainda não consegue mostrar a causa e efeito, somente uma relação, os pesquisadores dizem que é uma visão útil de como o cochilo pode funcionar como uma espécie de mediador entre problemas de saúde e respostas inflamatórias do corpo.

 

Os pesquisadores analisaram detalhadamente as ligações entre o sono e o sistema imunológico. Depois disso, tiveram sugestões que o cochilo pode ter um efeito positivo nessa situação também.

 

Benefícios

 

Fotos: Reproduções

 

Contudo, é importante lembrar que a saúde e o bem estar vão muito além da função cognitiva. Por isso, existe muito a se considerar quando se trata de descobrir se cochilar é realmente benéfico.

 

O estudo também analisou o nível de triglicérides, que é um tipo de gordura que é encontrada no sangue, nos participantes. Nos resultados, os pesquisadores descobriram que as pessoas, que dormiam regularmente, tinham níveis mais altos desses lipídios do que os que não dormiam.

 

Por mais que o hábito do cochilo se torne mais comum conforme as pessoas vão envelhecendo, os cientistas ainda não tem certeza se esse cochilo diurno pode ajudar a prevenir a demência e outros tipos de declínio cognitivo. Ou se ele, na verdade, é um sintoma disso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Até agora, o consenso parece ser que, no geral, cochilar é bom para nós. E não existe dúvidas de que, em uma maneira geral, dormir e descansar o suficiente, é uma coisa essencial para que o corpo se mantenha bem e saudável.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.