24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/03/2023

Você sabe o que é saburra lingual? Saiba as causas e como tratar a língua branca

Foto: Reprodução

Problema pode estar relacionado a uma má higiene bucal e outros fatores. Aprenda a diferenciar uma língua saudável de uma que requer cuidados

Uma boa higiene bucal não está relacionada somente ao fato de escovar bem os dentes, mas também toda a boca e principalmente a língua.

 

Caso isso não seja feito de forma correta, é possível notar o aparecimento de diversos problemas, entre eles a saburra lingual.

 

Também chamada de língua branca, essa camada que cobre a língua ocorre devido ao acúmulo de placas bacterianas, ou seja, restos de alimentos e bactérias. Sua causa principal é a má higiene bucal e da língua, podendo ocorrer em qualquer idade.

 

Veja também

 

Conheça o gato que se tornou a principal atração turística de cidade polonesa

 

Baleia com rara deformação na coluna é encontrada na Espanha

 

Como é uma língua saudável?

 

De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, uma língua saudável deve ser rosada em quase toda superfície, porém uma pequena quantidade de saburra é considerada normal. Caso você note uma quantidade considerada dessa substância ou perceber uma língua completamente esbranquiçada, é preciso consultar um dentista.

 

CAUSAS

 

Conforme informado, a saburra é mais comum em pessoas que não fazem uma higiene correta da boca e da língua. Outras causas para o problema são:

 

Uso de cigarro e consumo de álcool;
Desidratação;
Lesões na boca;
Uso de medicamentos;
Infecções bacterianas, como herpes;
Sintoma de gastrite.

 

Quem sofre com o problema de saburra lingual costuma apresentar mau hálito, além de alteração no sabor dos alimentos. Em caso mais graves pode causar alteração na flora bucal e o aparecimento de cáries e tártaros.

 

TRATAMENTO

 

O tratamento para a condição vai depender da causa do problema. O dentista pode prescrever medicamentos para o problema em si, mas caso a língua branca seja causada por outras doenças, como a gastrite, é preciso de remédios específicos para isso, como um antirrefluxo, por exemplo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Contudo, o tratamento principal consiste em uma boa higiene da boca. “É fundamental escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua com escova e/ou raspadores linguais, indicados pelo dentista, evitar períodos longos de jejum e hidratar-se”, recomenda a a cirurgiã-dentista Luana Ravanini.

 

Fonte: Metro

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.