19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
01/12/2021

Webconferência reforça importância dos exames do pré-natal para identificação da gravidez de alto risco

Foto: Reprodução

Divulgação / Semsa

A importância dos exames do pré-natal para evitar a morbidade materna e a mortalidade perinatal foram destacados na webconferência “Diálogos da Atenção Primária da Saúde”, nesta quarta-feira, 1º/12. O evento semanal é promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a proposta de compartilhar conhecimentos, experiências e orientações sobre temas da rotina da rede de atenção primária de saúde como forma de aprimorar os serviços prestados à população.

 

A ginecologista Ione Brum, professora associada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP–SP), conduziu a webconferência e destacou que durante o pré-natal, é possível estratificar o risco da gestação, a partir da identificação de agravos, doenças e condições, que aumentam o risco de ocorrência de desfechos desfavoráveis, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

 

Segundo a médica, quando a gestação é estratificada como de alto risco, a grávida é encaminhada para seguimento no ambulatório de pré-natal de alto risco, onde será atendida por especialistas, sem, deixar de ser acompanhada pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), uma vez que a APS tem responsabilidade sanitária sobre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de seu respectivo território.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus prorroga até 31 de dezembro a suspensão do corte no fornecimento de água para usuários inadimplentes da Tarifa Social

 

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro da Compensa, Zona Oeste

 

“Assim que for confirmada a gravidez, é necessário realizar consulta com médico ou enfermeiro para identificar as condições de saúde da gestante e iniciar o pré-natal. Outra recomendação importante é a solicitação dos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A partir desses resultados a equipe vai conduzir o pré-natal”, assinalou.

 

O risco gestacional que podem ser classificados como baixo risco, quando não há necessidade de intervenções de maior complexidade; risco intermediário, quando há riscos presentes que dizem respeito às características individuais e questões sociodemográficas da gestante e de alto risco, ligado às condições que vão da hipertensão arterial, Diabetes mellitus a obesidade grave, dentre outras

 

Um dos pontos altos do evento foi a toxoplasmose gestacional e congênita. A toxoplasmose é uma doença infecciosa que para as mulheres grávidas representa um grave fator de risco, podendo ocasionar aborto espontâneo, morte do feto, cegueira, surdez e outras complicações para a criança.

 

“O nosso cuidado precisa estar concentrado no primeiro trimestre da gravidez, para podermos avaliar por meio de testes há quanto tempo a gestante foi infectada, se pegou naquele período ou antes da gravidez, definido assim se há risco de transmissão vertical. Essa medida permite que uma vez confirmada a doença, a gestante seja logo encaminhada para o alto risco para ser tratada e dessa forma minimizar os riscos à saúde do filho”, observou.

 

Para identificar se a infecção é passada ou recente é realizado o exame sorológico de IgG que verifica se a pessoa possui anticorpos contra o parasita responsável pela toxoplasmose, o Toxoplasma gondii.

 

As principais formas de transmissão da toxoplasmose ocorrem por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, e de forma vertical, ou seja, de mãe para o feto por meio da placenta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O Diálogos na APS, webconferência semanal, integra as ações de educação permanente da Semsa, para promover atualizações com o objetivo de aprimorar a prática dos profissionais da rede municipal de saúde. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.