19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
12/08/2019

Wilson Lima entrega implementos para desenvolver agricultura em Novo Airão

Foto: DIEGO PERES/SECOM

O governador Wilson Lima esteve, neste sábado (10/08), em Novo Airão

 O governador Wilson Lima esteve, no último sábado (10/08), em Novo Airão (a 195 quilômetros de Manaus, em linha reta) para entregar implementos agrícolas, visitar a Feira de Produtos Regionais e anunciar novas ações para o município na área de infraestrutura.

 

Na praça central de Novo Airão, Wilson Lima entregou mais de meio milhão de reais (R$ 547.922,00) em equipamentos agrícolas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do município. Os recursos vieram do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

 

Wilson Lima destacou que os implementos entregues também vão possibilitar aos pequenos produtores a ampliação dos negócios e isso vai causar reflexos no turismo.

 

Veja também

 

Governador Wilson Lima entrega empreendimento turístico sustentável na RDS Uatumã

 

Obras de infraestrutura avançam na Rodovia AM-070

 

“Antes, Novo Airão, quase em sua totalidade, era um município que trazia de fora os seus produtos, ou seja, importava esses produtos, e hoje, através da agricultura familiar, é possível levarmos esses produtos para as pousadas que estão aqui, produtos da região como o nosso aluá de abacaxi, como a goiaba que chega a pesar meio quilo. Então, são produtos cultivados aqui no município de Novo Airão. Isso significa renda e dignidade para o nosso povo”.

 

A secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, ressaltou que, a partir de agora, o escoamento dos produtos será mais ágil e eficiente. “Hoje, a maior dificuldade deles é um automóvel para tirar a produção da comunidade e trazer até à sede do município.

 

E com esse fomento que eles estão recebendo, essa atividade vai ficar muito mais otimizada e também os produtores vão ganhar mais qualidade de vida”.

 

Os produtores ligados à Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina), à Associação dos Pequenos Agricultores e Piscicultores de Novo Airão (Apapna) e à Associação Comunitária do Angelin também comemoraram o fato de o escoamento da produção ter recebido esse incentivo do Governo, como explicou um dos agricultores, José Leon Aragão, de 72 anos, da Associação Comunitária do Angelim. “É muito importante pra gente. Vai nos ajudar muito”.

 

Produtos - As associações beneficiadas trabalham com o cultivo de mamão, banana, abacaxi, cupuaçu, goiaba, melancia, macaxeira, farinha, goma, ovos, hortaliças e a criação de frango, pato, porco e peixes como matrinxã, tambaqui e pirapitinga, que podem chegar até 10 toneladas ao ano.

 

A produção é voltada à comercialização em programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Feira de Produtores Rurais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), além da Feira da Manaus Moderna, Feiras de Produtos Regionais e supermercados em Manaus, Manacapuru e Novo Airão.

 

“O Governo está presente para fomentar o setor primário, que é o setor que pode gerar emprego e renda no interior. E aqui, em Novo Airão, nós temos a favor do setor primário o crescimento do turismo.

 

E o turista quando vem na cidade quer comer produtos regionais, pão com tucumã, quer tomar um suco de cupuaçu, quer comer ovos produzidos aqui”, afirmou o secretário de produção rural, Petrucio Júnior.

 

Implementos - Foram entregues 3 caminhões com carroceria, 1 carreta agrícola, 1 trator agrícola, 1 micro trator com enxada rotativa, 1 roçadeira, 1 motosserra, 1 motor bomba, 1 bomba draga, 90 mangueiras e outros implementos agrícolas.

 

A iniciativa vai beneficiar diretamente cerca de 242 famílias e mais 1.229 pessoas indiretamente com a viabilização do escoamento da produção dos agricultores que passam por dificuldades para transportar sua produção, visando o desenvolvimento da agricultura familiar e o aumento efetivo na renda das famílias da comunidade, impulsionando a economia da região.

 

Infraestrutura - O governador Wilson Lima também adiantou que o projeto de revitalização da praça central de Novo Airão está em fase final e deve ficar pronto na próxima terça-feira (13/08).

 

Durante a visita, Wilson Lima destacou que a pavimentação da AM-070, que liga Manaus aos municípios da região metropolitana, como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, vai fomentar o turismo na região.

 

“Quando a gente não tem a estrada pavimentada, o turista não vem aqui, porque ele vai ter problema na estrada, vai furar o pneu do carro, vai demorar mais tempo, vai gastar mais combustível. Mas com a estrada pavimentada, pode ter certeza de que a vida aqui vai melhorar e muito, o turista vai vir pra cá, o produtor vai ter condições de escoar o esse produto”.

 

A pavimentação, além de de diminuir os riscos de acidentes para quem trafega regularmente vai facilitar o escoamento da produção rural que segue para a capital. “Na semana que vem, eu vou fazer uma inspeção para acompanhar de perto esse trabalho.

 

Era uma obra que quando nós assumimos o governo apenas 40% dela estava concluída. Nesse nosso mandato, nós vamos concluir essa obra. Neste ano, nós entregamos 20 km duplicados e no ano que vem a gente entrega essa obra, beneficiando Novo Airão, Iranduba e Manacapuru”, assegurou Wilson Lima.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Piscicultura - O governador também falou dos investimentos feitos na piscicultura, que vão beneficiar produtores da região metropolitana de Manaus. “Estamos caminhando para fazer uma parceria com o grupo Amaggi para baratear a ração, que é um dos gargalos da piscicultura no estado do Amazonas. Nós já temos o Pró-Piscicultura, que é um projeto que ajuda na escavação de tanques, e, agora, temos a questão dos aeradores, que ajudam a oxigenar a água, aquele equipamento o Governo do Estado está financiando 80%”, explicou Wilson Lima.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.